Site transforma fotos em pinturas renascentistas

Por Alana Santos

Depois da febre gerada pelo FaceApp que transformava o rosto das pessoas em uma versão mais velha, surge agora um site que vem ganhando espaço na mídia: o AI Portraits.

A ideia é bem simples, o usuário faz o upload de uma foto e o site converte ela em um retrato renascentista. A descrição da plataforma diz se tratar de um serviço em tempo real que gera arquivos em 4K com uma GAN (Generative Adversarial Network).

A aplicação foi desenvolvida pelo laboratório de inteligência artificial MIT-IBM Watson e usa IA para fazer as mudanças nas fotos. Para criar a IA os pesquisadores usaram milhares de pinturas do início da Renascença para treinar a tecnologia.

Algo bem bacana da ferramenta é que mesmo se você enviar uma foto com sorriso ela deixará sua expressão na pintura séria. Isso porque, segundo os desenvolvedores, naquele tempo os pintores não mostravam sorrisos, já que não era algo associado ao estilo artístico.

O site afirma que seu objetivo é ensinar as pessoas sobre arte e não recolher dados.


Suas fotos são enviadas para nossos servidores para gerar retratos. Não usaremos dados de suas fotos para qualquer outra finalidade e vamos imediatamente excluí-los“, diz o site em um resumo das políticas de privacidade.

Tanto da Play Store quanto na App Store aparecem aplicativos com o mesmo nome do site, mas o site oficial não está disponível nessa versão até o momento, então tratam-se de apps não confiáveis.

O site tem apresentado instabilidades por conta do alto volume de acessos então pode ser que você encontre uma mensagem de erro ao tentar acessá-lo, mas os desenvolvedores garantiram que estão trabalhando para solucionar o problema.

Caso queira testar a ferramenta, basta acessar este link.