O futebol nunca foi apenas um desporto, pois move multidões e várias crenças são introduzidas na sociedade devido a essa modalidade. No entanto, os fãs e os seus intervenientes têm de entender que falamos apenas de um jogo que pretende alegrar e entusiasmar os seus espectadores. Caso seja um adepto fervoroso do seu clube, não deixe de visitar o Verde Casino para apostar na vitória da sua equipa.
O futebol português ocupa, atualmente, a sétima posição do ranking UEFA, o que dá para entender a sua enorme importância a nível nacional e internacional. Além disso, muitos consideram a liga portuguesa uma das 5 melhores do mundo. Apesar de falarmos de um país relativamente pequeno, com pouco mais de 10 milhões de cidadãos, o futebol é, claramente, a modalidade mais querida pela sociedade. Além disso, o governo português realiza um forte investimento, todos os anos, para que os clubes nacionais consigam ter as melhores condições possíveis para os seus atletas.
Face aos investimentos contínuos na modalidade, o futebol português consegue criar e desenvolver alguns dos melhores atletas de todos os tempos, como é o caso de Cristiano Ronaldo, mas também com nomes como Luís Figo e Eusébio. Todos eles venceram pelo menos uma Bola de Ouro. Posto isto, para que a modalidade continue o seu crescimento em Portugal é necessário a adoção de tecnologias inovadoras como é o caso da realidade virtual.
O que pode ser dado de novo pela Realidade Virtual
A realidade virtual começa a ser uma ferramenta bastante utilizada pelas empresas envolvidas no futebol, permitindo a adoção de novos comportamentos e funcionalidades inovadores na modalidade. Essa aplicação de novas tecnologias oferece uma experiência cada vez mais aprimorada para os atletas, mas também para os grandes fãs do desporto rei nacional.
A mudança do Treino Tradicional
Muitas vezes as equipas técnicas dos clubes e os atletas gostam de conseguir simular uma situação específica de jogo. No entanto, antes da introdução da realidade virtual essa necessidade era impossível de ser cumprida. Nos dias de hoje, a RV mudou isso, permitindo que os treinadores consigam simular ambientes diferenciados, colocando cada jogador ou conjunto de atletas num ambiente controlado e totalmente imersivo.
Mas isso não é tudo, com a RV os atletas também conseguem aprimorar as suas tomadas de decisão e habilidades de jogo, pois podem ser colocados em situações virtuais que repliquem acontecimentos reais de uma partida de futebol.
Visualização de uma Partida de Futebol
A análise de uma partida, há pouco tempo, era totalmente feita através de vídeos normais numa tela de ecrã. Contudo, a realidade virtual veio mudar isso, facilitando o visionamento de várias nuances do jogo, por parte da equipa técnica de um determinado clube. Esta ferramenta é bastante importante, uma vez que permite analisar e rever situações específicas de jogo num espaço em três dimensões, o que melhora significativamente toda a compreensão do jogo e dos erros que possam ter sido cometidos.
Mas esta ferramenta da RV não serve apenas para os jogadores e clubes, os fãs da modalidade também podem tirar proveito desta fantástica tecnologia. Muitos adeptos de determinado clube não conseguem ir ao estádio da sua equipa, por razões de ocupação ou pela grande distância a que estão do evento. Face a esta realidade, a RV vem resolver muitos desses problemas, uma vez que permite uma total imersividade do jogo de futebol por parte dos fãs. Nos dias de hoje, algumas experiências estão a ser realizadas por parte das empresas televisivas para oferecer um serviço deste tipo no futebol português. Sabemos que esses desenvolvimentos estão numa fase final, o que pode dizer que na época 2025/2026 os adeptos da liga Portugal poderão visualizar os seus clubes de uma forma totalmente inovadora.
O Futuro Promissor da Realidade Virtual no Futebol Português
O futebol em Portugal pretende adotar a RV nas suas principais ligas nos próximos anos, tanto na Liga Portugal como na Liga Portugal 2. Este objetivo já foi mencionado pelo presidente da federação portuguesa de futebol, Fernando Gomes da Silva, onde declarou que era importante dar uma nova experiência aos adeptos que não conseguem deslocar-se ao estádio cada vez que o seu clube joga. Esta inclusão de todos os adeptos à volta do mundo pode ser uma grande alavancagem em termos financeiros para os cofres da federação, mas também os clubes e as transmissoras irão ganhar com isso.
Por esta razão e pelo investimento de inúmeras emissoras televisivas em parceria com empresas de tecnologia na criação de uma realidade virtual aprimorada para os seus espectadores, é de esperar que num futuro próximo a visualização de uma partida de futebol seja possível através da RV. Assim, toda a experiência do adepto irá ser alterada, pois com a imersibilidade que a RV proporciona, qualquer adepto irá sentir o que é estar no estádio a apoiar a sua equipa sem sair do conforto da sua casa.