As Carteiras Digitais Mais Populares do Brasil em 2024

25 de abril de 2024

Por Alana Santos

A digitalização revolucionou o setor de pagamentos, tornando diversos serviços financeiros acessíveis a uma base de clientes mais ampla. Essa nova onda de mudança adiciona à democratização da indústria, aproximando soluções financeiras tradicionais e contemporâneas com as carteiras digitais na vanguarda. 

O texto a seguir discute o que e por que várias marcas de carteiras digitais são populares no Brasil. 

Itaú

Durante quase oito décadas de existência no mercado, o Itaú se posicionou como uma instituição financeira (IF) confiável. Ao longo dos anos, cresceu para se tornar um dos maiores bancos do setor privado. Uma das chaves para o sucesso do banco é sua abertura à inovação.

O Itaú reconheceu a necessidade das IFs de se adaptarem às mudanças impulsionadas pela tecnologia. Como resultado, o banco lançou sua versão de uma carteira digital. 

A principal característica da ferramenta é a conveniência—os usuários podem acessar uma carteira digital por meio de smartphones. Ainda há muito espaço para melhorias, principalmente em relação a uma interface que não é tão amigável quanto os usuários esperam. 

Ainda assim, os brasileiros usam a carteira digital do Itaú para pagar contas de serviços públicos e transferir dinheiro para outras contas bancárias. A ferramenta também se integra a outros produtos financeiros (pertencentes ao Itaú) e permite saques sem cartão em caixas eletrônicos. 

PicPay

Lançado em 2012, o PicPay está no caminho certo para se tornar um líder no espaço de banco móvel no Brasil. A empresa passou por muitas mudanças estruturais e operacionais, incluindo a aquisição que ocorreu em 2019. Além disso, dois anos atrás, uma vez uma FinTech, o PicPay se tornou um banco detendo a licença do Banco Central do Brasil. 

Ao contrário do Itaú, o PicPay pode se orgulhar de sua interface; é simples e intuitiva. O PicPay permite 

transações rápidas entre usuários, pagamentos de contas de serviços públicos e o uso de códigos QR para compras.

Se tivéssemos que escolher uma coisa que diferencia o PicPay de outras carteiras digitais, seriam os reembolsos em dinheiro oferecidos aos usuários que optam por sua ferramenta. Parece familiar? Plataformas de jogos estão usando estratégias semelhantes que incentivam os jogadores a usar opções de pagamento específicas. Em troca, os sites de jogos oferecem incentivos, principalmente bônus generosos. 

Facilidade de uso, transações rápidas, altos níveis de segurança e taxas de transação baixas ou inexistentes fazem com que os apostadores escolham casas de apostas que oferecem o PicPay como método de pagamento. Essas características contribuem para uma ampla aceitação desta carteira digital no comércio eletrônico, de modo geral. 

Nubank

O Nubank apareceu no mercado há dez anos, em 2013, para ser preciso. Desde então, construiu um portfólio impressionante composto por serviços financeiros como contas de poupança, cartões de crédito e, é claro, uma carteira digital—Nubank Pay. 

Como nossos dois exemplos anteriores, o Nubank Pay permite que os usuários façam transações e pagamentos por smartphone. Ele se integra perfeitamente a outros serviços financeiros oferecidos pelo Nubank, com transações rápidas entre usuários do Nubank e pagamentos por aproximação com os cartões (físicos) do Nubank. 

Simplicidade, disponibilidade em diversos dispositivos e taxas de transação baixas ou inexistentes tornam esta carteira digital atraente para os usuários brasileiros. 

Finalmente, devemos mencionar brevemente o status de “unicórnio” da empresa. Em outras palavras, o Nubank atingiu um valor superior a US$ 1 bilhão. Eles devem estar fazendo algo certo, e abraçar uma tendência vencedora é imprescindível para permanecer relevante.

Mercado Pago

O Mercado Pago foi lançado duas décadas atrás. Esta plataforma de pagamento iniciou suas operações em 2004, e seu fundador é o MecadoLibre, uma das maiores empresas de comércio eletrônico (não apenas) no Brasil, mas em toda a América Latina. A empresa queria expandir suas operações para o setor de pagamentos online, daí o Mercado Pago.

Além de oferecer processamento para compras do MercadoLibre, o Mercado Pago também fornece transações rápidas e seguras entre seus usuários, o uso de códigos QR para compras e cartões pré-pagos, ideais para aqueles que ainda preferem compras offline. 

A perfeita integração entre os serviços financeiros do Mercado Pago, seu amplo portfólio e a segurança que garante são algumas das principais razões pelas quais os brasileiros optam por essa plataforma de pagamento. 

Considerações Finais

Se compararmos as carteiras digitais discutidas neste artigo, elas têm algo em comum: são rápidas e seguras; tudo o que um usuário moderno deseja de uma plataforma de pagamento. 

Portanto, se você optar pelo PicPay – como alguns famosos fizeram, ou confiar no Mercado Pago, Itaú ou Nubank, sempre leve em consideração os recursos oferecidos e quais são os requisitos para usá-los. Uma vez determinados esses aspectos, você saberá onde clicar no botão ”registrar”.