Publicidade e Propaganda ou Publicidade e Marketing?

Por Fillipe Luis

Uma questão delicada para os estudantes de comunicação (que pode confundir até os comunicólogos mais experientes) é o simples fato de explicar qual a principal diferença entre os cursos de publicidade e propaganda e publicidade e marketing.

Na maioria dos casos os dois cursos andam em paralelo com as mesmas matérias no primeiro e segundo semestre. Até mesmo em algumas faculdades as aulas são em conjunto na mesma sala, abordando assuntos abordados tendem a ter a mesma importância para ambos os lados.

Existem faculdades que deixam em aberto a escolha entre esses dois cursos até o final do primeiro ano, sabendo exatamente sobre a confusão que acontece por parte dos alunos na hora de escolher uma das grades.

É praticamente nesse momento que você tem o poder de decidir seu futuro profissional tendo como base suas próprias expertises e experiências da sua vida.

Publicidade e Propaganda

O curso de publicidade e propaganda visa à execução de campanhas publicitárias. Como por exemplo, aprender na prática a manusear softwares gráficos como Photoshop, Corel e Illustrator; Saber como usar e abusar do gestalt, psicologia das cores, tipografia, história da arte e aprender tudo sobre os clássicos “4 P’s”.

A maioria das pessoas que optam por PP (Publicidade e  Propaganda) são encaminhadas intuitivamente a trabalhar dentro de agências publicitárias, onde suas características podem ser aproveitadas de uma maneira mais ampla nesse ambiente, tendo em vista as áreas de criação, redação, produção, planejamento ou atendimento.

Publicidade e Marketing

Em contra partida da propaganda, o curso de publicidade e marketing conta com um perfil para área de vendas e resultados. Estratégias em campanhas, pesquisas e mensurarão de dados, planejamento e objetivos dos serviços/marca e o marketing digital fazem parte do universo marqueteiro.

A propaganda por si só é apenas uma das inúmeras ferramentas que o marketing possui, fazendo com que as pessoas que trabalhem com isso optem por um perfil mais técnico, direcionado para departamentos de marketing dentro de empresas.

Escolha com sabedoria

Mas é claro que nada impede um profissional de marketing  trabalhar em uma agência e o propagandista em algum setor empresarial. Na maioria dos casos essa divisão de funções acontece pelo aprofundamento das matérias que cada curso oferece elevando o nível em conhecimentos específicos e criando dos tipos de profissionais.

Sua escolha pode ser tanto por feeling com as matérias de cada curso ou por alguma experiência profissional que você já teve a chance de participar. Ambas estão imersas no mundo da publicidade, então não tenha medo de entrar nessa e de se tornar um comunicador!