Propaganda do Enem com slogan “A vida não pode parar” causa revolta

Por Alana Santos

Muitos esperavam que o Enem 2020 fosse adiado ou cancelado já que a pandemia causada pelo novo Coronavírus fez as aulas pararem no Brasil inteiro.

Porém, indo contra tudo o que os alunos esperavam, o MEC liberou ontem, dia 04, uma propaganda incentivando os estudantes a fazerem suas inscrições entre os dias 11 e 22 de maio para o exame.

“A vida não pode parar”, é o lema utilizado pelo Ministério da Educação.

O que foi feito na intenção de ser um vídeo inspirador, positivo e que transmitia esperança se transformou em um alvo de muitas críticas nas redes sociais. Confira a propaganda:

A grande crítica é que nem todos os alunos possuem condições de assistir as aulas online e continuarem seus estudos normalmente em casa, já que existem muitas famílias de baixa renda sem acesso à internet.

A partir deste ano o Enem será diferente, sendo feito de maneira digital, no qual os alunos precisam ir até locais específicos para fazerem a prova no computador. Apesar da mudança, a taxa de inscrição para o Enem Digital é a mesma que para o presencial, e o candidato também precisa pagar a taxa de R$85.

As provas do Enem impresso estão marcadas para os dias 1º e 8 de novembro. Já a versão digital está programada para 22 e 29 de novembro.