circle-loader
Escrito por
7837

O Procon-SP anunciou, em nota divulgada nesta semana (3), que irá aplicar uma multa milionária à empresa Empiricus por publicidade enganosa no caso que virou meme por toda a internet sobre a Bettina Rudolph.

Na campanha, a jovem diz que transformou R$ 1.520 em R$ 1 milhão em apenas três anos. De acordo com o órgão, a Empiricus foi notificada no dia 19 de março pedindo explicações, mas o Procon considerou que a resposta “não foi satisfatória” para o caso.

A afirmação da empresa de garantias de resultados de investimentos sob sua orientação, via movimentações financeiras no mercado variável de ações, demonstra-se enganosa e capaz de induzir o consumidor a erro, infringindo o artigo 37, §1º do Código de Defesa do Consumidor“, diz a nota publicada pelo Procon.

A multa será por veicular publicidade enganosa, que deverá ser aplicada entre o valor mínimo de 650 reais e o máximo de 9 milhões, variando de acordo com a gravidade da infração, a vantagem auferida e a condição econômica do fornecedor.

O valor exato ainda não foi divulgado, mas acreditasse que será aplicado a multa máxima e, caso se repita, a empresa pode ter que encerrar suas atividades.

Em nota, a Empiricus ao se defender diz que o valor da multa foi de 40 mil reais e reforça que a peça em questão direcionou os interessados para um curso gratuito de educação financeira, feito por uma equipe de 32 especialistas.