Porto lança nova marca e apresenta planos por trás da mudança

Por Alana Santos

A Porto Seguro anunciou que está mudando o nome da holding para apenas Porto, além de desmembrar a empresa em Porto Seguros, Porto Saúde e Porto Seguro Bank.

A Porto Seguros, Porto Saúde e Porto Seguro Bank são extensões da marca Porto, evidenciando os diferentes segmentos de atuação. Cada uma dessas submarcas possui proposta de valor própria, mas todas conectadas à Porto, formando esse grande ecossistema de soluções de proteção.

Essa mudança já era uma demanda do mercado para conseguir dar visibilidade aos diversos negócios, tanto para o consumidor, quanto para os canais de vendas.

Para este novo momento foram feitos novos desenhos de produto, de jornada e de marca. E que, aliada à transformação digital, é uma grande oportunidade de modernização da marca. Apenas “Porto” é um nome mais curto, mais veloz e mais clean, características que buscam conversar com públicos mais jovens ao pensar no futuro em termos de branding.

A nova estrutura busca deixar claro as áreas de atuação de cada uma das vertentes da Porto.

As marcas derivam diretamente da Holding, então são compostas pelo símbolo da vela, pelo logotipo Porto, complementado com o descritivo da atuação da vertical. Cada uma delas recebe uma cor específica, mas todas derivam do azul da Porto.

A Porto oferece mais de 50 produtos com coberturas completas e benefícios diferenciados.

Um verdadeiro ecossistema de soluções para todos os principais momentos da vida dos brasileiros, entregando serviços que levam mais praticidade para o dia a dia, proteção para a saúde, além de serviços financeiros repletos de comodidade e benefícios.

A nova identidade traz uma comunicação mais moderna com um visual mais conectado com o digital.

De acordo com o executivo, as verticais terão autonomia e agilidade para gerir seus negócios, porém ainda alinhadas aos valores da holding.

Símbolo

A vela é um elemento conhecido e de fácil conexão com a marca. Nessa mudança, ela ganha ainda mais protagonismo, passando a anteceder a marca e performando muito melhor nos ambientes digitais. Mesmo sendo aplicada como um símbolo, é possível reconhecer a Porto.

Os nossos elementos são inspirados no carisma e simplicidade da marca, traduzindo situações cotidianas de forma simples, leve e divertida”, comenta a marca em seu texto de divulgação.

Cores

O azul tradicional da Porto continua sendo a base das cores. Mas, agora a marca conta com uma nova paleta de apoio, mais colorida e diversa. Além disso, cada uma das submarcas possuem cor própria.

Tipografia

Com suas formas arredondadas, traduzindo as características de carisma e empatia da marca, a Porto Robert foi customizada especialmente para fazer parte do universo visual.

Ilustrações

As ilustrações da Porto são inspiradas nos atributos de carisma e simplicidade da marca, traduzindo situações cotidianas de forma leve e divertida.

Elementos 3D

Os elementos 3D ilustram, de forma simples, uma maneira de refletir os serviços oferecidos.

Conheça um pouco mais sobre cada vertente:

Porto Seguros

Com soluções para proteger os diferentes momentos da vida das pessoas, a Porto Seguros oferece a confiança necessária para ter mais liberdade e arriscar mais. Utiliza sua ampla experiência, capacidade de inovar e qualidade de atendimento para estar presente na vida das pessoas com oferecer soluções cada vez mais inovadoras, personalizadas e significativas. Líder nos mercados de seguro Auto, Empresarial e Residencial, possui mais de 5,8 milhões de veículos, 2,6 milhões de itens e 4,2 milhões de vidas seguradas.

Vamos seguir inovando, com ofertas cada vez mais personalizadas e convenientes. Revigoramos a marca Azul Seguros e lançamos o Azul Auto por Assinatura, que ganha destaque na mídia, como em programas como o Big Brother, buscando uma maior inclusão em um mercado no qual menos de 30% dos carros possuem seguros. Queremos ser a seguradora mais presente na vida das pessoas”, comentou Marcelo Picanço, CEO da Porto Seguros.

Porto Saúde

A Porto Saúde entende que cuidar da saúde vai muito além do olhar individual – depende do bem-estar coletivo. Por isso, oferece planos de saúde, odontológicos e de saúde ocupacional acessíveis e um ecossistema de benefícios para as pessoas e para os negócios.

Com mais de 350 mil pessoas seguradas e cuidando de mais de 650 mil sorrisos em todo o Brasil, a marca entrega um atendimento humanizado com confiança e segurança. A vertical Saúde é apoiadora oficial do Rock in Rio Brasil 2022.

Neste novo momento, com a criação da vertical Porto Saúde, temos um vasto cenário de oportunidades. Queremos estreitar a relação com os clientes empresariais e oferecer a eles as melhores soluções para sermos parceiros não só em saúde, odontologia e saúde ocupacional, mas em negócios”, afirma Sami Foguel, CEO da Porto Saúde.

Porto Seguro Bank

A Porto Seguro Bank já nasce com diversos produtos consolidados como o Cartão de Crédito, Consórcio, linhas de Financiamento e Soluções para Locação e Garantia, além de uma nova Conta Digital. Juntos, esses produtos somam mais de 3,5 milhões de clientes e entregam soluções que atendem as necessidades dos consumidores com inovação e tecnologia.

A Porto Seguro Bank oferece também programa de relacionamento que permite obter descontos, prêmios e milhas aéreas. Os clientes ainda contam com benefícios na contratação e renovação do seguro Auto, que pode até sair de graça, descontos no abastecimento em postos com tecnologia Shell Box, acesso ao Samsung Pay e Apple Pay, e podem utilizar a tag Porto ConectCar, que agiliza o pagamento de estacionamentos e pedágios, sem taxa de mensalidade.

Agora, estamos unindo toda a solidez e confiança da Porto com a capacidade de inovar e desenvolver novas soluções desta nova estrutura. Isso nos deixa numa posição bastante competitiva para criar soluções para todas as necessidades dos clientes”, afirma Marcos Loução, CEO da Porto Seguro Bank.

Como é possível notar, as três verticais atuam em áreas completamente diferentes e cada uma possui seu próprio desafio.

A nova marca deve ser adotada de forma gradual. O aplicativo, site e redes sociais já apresentam a nova identidade, enquanto escritórios, centros automotivos e outros pontos de contato deverão receber as mudanças ao longo dos próximos meses.

Junto com a nova estrutura, a Porto também apresentou seu Relatório de Sustentabilidade 2021, junto com uma nova plataforma de ASG. O documento ressalta as principais conquistas da companhia em suas frentes de atuação social e ambiental. Ele destaca, por exemplo, que 47% dos quilômetros rodados para atendimentos feitos pela Porto em 2021 foram percorridos por modais mais sustentáveis, como bicicleta, frota elétrica ou até mesmo a pé.

Ainda no ano passado, mais de 44 mil pessoas foram impactadas pelos projetos desenvolvidos pelo Instituto Porto Seguro e pela Associação Crescer Sempre. Também foram doados mais de 260 mil itens para mais de 169 mil pessoas, entre os quais testes de Covid, cestas básicas e refeições.

Queremos crescer de forma sustentável e essa plataforma foi criada justamente para darmos mais visibilidade para o que já fazemos e também para os avanços que teremos em termos de ASG em cada segmento”, explica Roberto Santos, CEO da Porto.

Os detalhes completos sobre a mudança da marca podem ser encontrados no site da Porto.