circle-loader
Escrito por
556

Os blogs há tempos possuem enorme popularidade entre os mais variados públicos. Isso ocorre por causa da versatilidade que apresentam, pois podem ser um veículo para abordar os mais diversos assuntos.

Nesse caso, há como criar blogs que abordam temas relacionados à saúde, jardinagem, culinária, informática, bem como blogs que tratam sobre entretenimento, tais como música, games, literatura e demais áreas.

Por terem bastante apelo popular, é possível até mesmo investir neles. Hoje em dia, por exemplo, existem ferramentas como o Google Adsense, post patrocinados e outros recursos viáveis para a obtenção de lucro com um blog.

Além disso, por serem uma das principais ferramentas de comunicação que a internet oferece, os blogs também se tornam grandes aliados no Marketing Digital, facilitando a interação com o público e o fortalecimento da marca de uma empresa.

As vantagens de usar um blog para o Marketing Digital

O Marketing Digital é uma vertente do Marketing aplicado para as mídias digitais. Os vários recursos que a web oferece atualmente, tais como e-mail, redes sociais e canais de vídeos, são utilizados pelo Marketing Digital.

Os blogs são um desses recursos e sendo assim, vale dar uma conferida nos benefícios que eles proporcionam para que os esforços feitos por você tenham o sucesso esperado:

Facilidade

Não é difícil criar um blog, pois graças às plataformas atuais, qualquer pessoa está apta a criar um blog sem necessitar ter conhecimentos avançados em linguagem de programação.

As plataformas que você encontra atualmente são intuitivas e dotadas de vários plugins que facilitam ao máximo o trabalho de criação e edição das postagens.

Produção de conteúdo

Uma das principais características do Marketing Digital é o valor que o conteúdo possui. Um exemplo disso pode ser uma loja do ramo de calçados femininos.

Nesse contexto, conteúdos informativos sobre novidades, dicas de uso e de cuidado aproximam a loja do público-alvo.

Diante de postagens com conteúdo relevante, a loja tem tudo para se tornar uma referência no assunto, se destacar em relação aos concorrentes e ainda consolidar a sua marca na mente das clientes.

Os blogs, devido a sua característica de possibilitar a publicação constante de postagens, é um dos meios mais eficientes para transmitir o conteúdo ideal para o público.

Variedade

Vídeos, textos, gráficos, imagens, podcasts. Todos esses formatos cabem em um blog e essa variedade de formatos torna este canal um meio propício para o empreendedor usar a sua criatividade, e um meio mais atraente para o público obter informações.

Alcance

Se você possui um empreendimento localizado em uma cidadezinha do interior, mas sente que está na hora de atingir um público que mora em outras regiões, um blog pode auxiliar a cumprir esse objetivo.

O conteúdo publicado nos blogs supera as fronteiras geográficas. Além disso, o fato de que hoje as pessoas acessam a internet cada vez mais por meio de dispositivos móveis, permite que o seu conteúdo seja visto de qualquer lugar e em qualquer instante.

Sendo assim, um blog será uma vitrine para o seu negócio recebendo visitantes 24h por dia. Além disso, as boas plataformas para a construção de blogs são responsivas, o que facilita ainda mais o acesso a eles.

Interatividade

Além de divulgar conteúdo, um blog permite que o público reaja a esse conteúdo. Esse retorno é muito importante para o empreendedor saber o que o seu cliente procura e como ele pensa.

Por isso, é importante estar atento a comentários, tantos aos que sugerem dicas como aqueles que fazem críticas. Se o retorno do público é importante, a resposta do empreendedor também.

Outro aspecto vantajoso que os blogs proporcionam ao seu proprietário é a amostragem de dados relevantes sobre postagens. Sendo assim, o empreendedor fica a par de quantas pessoas acessam o conteúdo, de que local, bem como datas e horários.

Redes Sociais

Para auxiliar ainda mais as ações de Marketing Digital, o blog pode ser utilizado em conjunto com as redes sociais.

Sendo assim, postagens publicadas nele podem ser divulgadas no Facebook, no Twitter, enfim, nas redes sociais aptas para os seus propósitos.

Dicas de como usar um blog

A importância dos blogs para o Marketing Digital é evidente, porém é necessário usá-lo de forma adequada. Uma das dicas para isso começa já na escolha correta da plataforma.

Entre as mais recomendadas estão o WordPress e o Joomla! Ambas as plataformas oferecem funcionalidades que tornam o seu blog eficiente.

Vale destacar também que é bom ter um planejamento de postagens. O excesso não é legal, assim como a falta também não. O importante é contar com um cronograma de postagens.

Conclusão

Nenhum empreendedor sério pode desprezar as vantagens que o Marketing Digital traz para o seu negócio. E quando o assunto é Marketing Digital, os blogs não podem ficar de fora.

Portanto, procure pela plataforma mais viável, pesquise um bom plano de hospedagem de sites e veja o seu empreendimento impactar mais clientes graças ao seu blog.