circle-loader
Escrito por
46

Durante o dia você deve se deparar com diversos artigos em blogs, inclusive esse que está lendo agora. Apesar disso muitos ainda ficam na dúvida de se deveriam ter um para si próprios ou suas marcas.

Foi pensando nisso que decidimos trazer 5 dicas de porque você deveria ter um blog e como isso irá ajudar seu negócio. Confira:

Tudo bem, mas o que é um blog afinal?

Calma! É muito comum as pessoas confundirem um blog com um “diário virtual”, porém ele é muito mais do que isso. Um blog é um site na internet com diversos conteúdos, podendo ser eles em texto, áudio, vídeo ou até mesmo imagens.

Existem casos em que o blog é utilizado tanto como um projeto da marca como pessoal. Os conteúdos são publicados de acordo com a experiência de cada um, fazendo com que a pessoa ganhe autoridade na área e se tornam referência no assunto.

E por que ter um blog?

Além do blog ser uma boa estratégia de marketing digital, estudos apontam que as empresas que o utilizam aumentam em 3,7 vezes o número de visitas do site quando comparadas àquelas que não possuem um blog.

Mas não confunda, um blog e um site são coisas diferentes! O site é algo estático no qual você coloca as informações um vez e elas permanecem as mesmas por muito tempo, enquanto o blog é atualizado com novos conteúdos diariamente.

Você não precisa ser necessariamente um desenvolvedor ou gastar rios de dinheiro para ter um, existem diversos serviços, como o caso do Wix Blog, que te permite criar um de maneira simples e gratuita. Veja 5 motivos para criar hoje mesmo o seu:

1 – Visibilidade

Quando você escreve sobre um assunto, além de estar atualizando seu conhecimento constantemente, se você traz assuntos com qualidade, dentro de um breve período de tempo é bem provável que ele faça sucesso, receba bastante visitas e comentário e você se torne autoridade no assunto, fazendo com que os seus possíveis clientes te vejam você como alguém que sabe o que está fazendo e confiem mais na sua marca.

Além disso, a publicação de conteúdos com frequência faz com que sua marca seja melhor indexada na Google e tenha mais visibilidade quando alguém pesquisar por seu segmento. Desse modo, quanto mais os seus artigos forem vistos, mais pessoas conhecerão você e a sua empresa.

2 – Pouco ou nenhum investimento inicial

Se você até tem vontade, porém não tem um investimento inicial para começar o seu blog, não precisa se preocupar, pois na maioria dos caso você somente irá precisar de pouco ou até mesmo nada.

Existem diversas plataformas gratuitas que você pode usar de forma bastante intuitiva. Uma delas é a Wix Blog, que é muito utilizada recentemente. Nele você mesmo produz o seu conteúdo e layout eliminando os gastos com outros profissionais.

3 – Melhores chances de alcançar possíveis clientes

Querendo ou não, quando a sua marca recebe mais visibilidade, consequentemente você também atraí mais pessoas que podem se tornar seus clientes. Isso acontece porque essas pessoas que visitam o seu blog estão interessadas exatamente naquilo que você está publicando e pode oferecer.

Quando você ajuda esses usuários com suas principais dúvidas, automaticamente é criada uma relação de gratidão e eles se sentem mais propensos a fecharem negócio com você e sua marca.

4 – Gerar renda

O blog pode te ajudar a aumentar sua renda. Isso acontece, pois além de aumentar sua cartela de cliente, caso você consiga um certo número de acessos diários é possível se cadastrar no Google AdSense e vender espaços publicitários na sua página.

Os anúncios colocados pelo Google AdSense ficam visíveis e, a cada clique ou visualização que eles recebem, você ganha uma porcentagem do que o anunciante paga à Google.

Além disso, é possível fazer os famosos publieditoriais, ou seja, conteúdos que você divulga sobre uma marca ou produto específico, sem serem diretamente um anúncio e essas marcas te pagam por isso.

5 – Aproximação com o público

Se você já tem vários clientes e uma marca com bastante reconhecimento, por que fazer um blog? Simples, para se aproximar do seu público.

Ao estar próximo dos usuários as chances deles voltarem a fazer negócio com você, ou até mesmo recomendar seus serviços, é bem maior.Enquanto eles acompanharem seus conteúdos no blog, você e/ou sua marca estará presente na mente deles.

Como faço para criar um blog?

Agora você já entendeu a importância de ter um blog, separamos um passo a passo simples de como criar um. Lembramos que existem diversos modos, porém o exemplo que iremos utilizar é com o Wix blog.

  1. Muitos perguntam como fazer um site grátis, para isso, um dos jeitos é acessando o link deste tópico e sendo redirecionado para o Wix Blog;
  2. Ao acessar clique em “Comece já”;
  3. Você será redirecionado para uma tela de cadastro, preencha suas informações e clique em “Registre-se”;
  4. Assim que criar uma conta você poderá escolher o nome do seu blog;
  5. Em seguida escolha o template que mais combina com você;
  6. Edite da maneira que desejar e pronto!