Por que a métrica Alcance não é a mais importante do Facebook

Por Alana Santos

Por muitos anos, profissionais de todas as partes do mundo têm usado exaustivamente a métrica Alcance no Facebook e consideram até hoje ela como a mais importante das métricas.

Mas isso vem mudando ultimamente com o uso de métricas bem mais precisas do que o Alcance. Um artigo recente do DashGoo discute estes pontos, confira abaixo um pouco mais sobre o assunto:

O que é o Alcance?

O alcance das publicações representa o número de pessoas às quais suas publicações foram exibidas (que não quer dizer que foram visualizadas).

O alcance total refere-se ao número de pessoas que receberam alguma atividade da sua página, independentemente de onde a tenham visto. Podendo ser as suas próprias publicações, publicações de outras pessoas na sua página, anúncios feitos pela sua página, menções e check-ins.

Muitos analistas profissionais já consideram o Alcance uma métrica imprecisa e inexata que mede o número de pessoas que PODEM ter visto seu conteúdo. 

E quais métricas seriam mais importantes do que o Alcance?

Enquanto a métrica Alcance mede o número de pessoas que PODEM ter visto algo, as métricas Usuários engajados, Consumidores e Consumo da página determinam o número de pessoas que REALMENTE tiveram algum interesse em seu conteúdo.

Essas métricas são consideradas perfeitas para substituir o alcance por serem muito mais importantes para a interação.

As definições de Consumo, Consumidor e Usuário Engajado

Aqui estão então as definições de consumo, consumidor e usuário engajado:

Consumo é qualquer clique que ocorre no layout / estrutura principal do post, seja criando uma história ou não; aqueles que criam esse consumo são chamados de consumidores.

Usuários Engajados são aqueles usuários que se envolvem com o seu conteúdo, seja clicando no layout / framework principal do post (Consumidores) ou clicando abaixo, na seção de comentários.

Aqui está a resposta em uma ilustração simples mostrando de onde os cliques vêm para Usuários Engajados e Consumidores:

Resumindo:

Usuários Engajados é o número de pessoas que interagiram com a sua Página. São pessoas que clicaram ou criaram uma história em qualquer lugar de sua página (isso inclui também curtir sua página);

Consumo da página é o número de vezes que as pessoas clicaram em qualquer conteúdo seu(em qualquer lugar dentro de uma postagem);

Consumidores é o número de pessoas que clicaram em qualquer conteúdo seu. Consumidores são pessoas que clicaram em suas postagens (em qualquer lugar dentro de uma postagem).

Como o engajamento do consumidor é limitado a postagens e os usuários engajados podem clicar em qualquer lugar da página, o número de usuários engajados na sua página sempre será igual ou maior que o número de consumidores.

Agora entendemos melhor a diferença entre um Usuário Engajado e um Consumidor.

Eles são idênticos, pois ambos incluem qualquer clique em sua Página ou postagem, independentemente de eles resultarem ou não em uma história.

A única diferença é que o Usuário Engajado também inclui histórias que não foram o resultado de um clique.

Mesmo que haja alguma ambiguidade aqui, está claro que essas medidas são extremamente importantes e precisam ser monitoradas por profissionais de marketing.

Como incluir essas importantes métricas no seu relatório?

Para que você inclua essas métricas em seus relatórios de forma simples, mesmo que não tenha experiência com relatórios de dados, sugerimos o uso do DashGoo.

Ele gera relatórios 100% personalizáveis e profissionais com as métricas do Google Ads, Instagram, YouTube, Google Analytics além, é claro, das métricas do Facebook Insights e Ads.

Na ferramenta, você pode personalizar seus relatórios com as métricas que precisar!

Veja como é fácil:

1 . Acesse o DashGoo, selecione Relatórios e a seguir arraste e solte o widget de ‘Visão Geral’ (ou edite o widget já existente em um relatório pronto)

2 . Selecione a fonte de dados (neste caso será o Facebook Insights)

3 . No campo Métricas, selecione as métricas Consumo de página e Consumidores.

Neste exemplo foi adicionado em um widget de Visão Geral já existente no relatório, as métricas Consumo de página, Consumidores e em seguida a métrica Usuários Engajados.

4. Personalize as demais métricas, widgets e campos do seu relatório e pronto 🙂

Métricas adicionadas no widget de Visão Geral. Adicionado um widget de gráfico de linha com a métrica Usuários engajados.

Fácil né?

Conheça o DashGoo, testando gratuitamente por 14 dias.

Já usa o DashGoo? Aproveite para informar essas métricas também em seus relatórios. 🙂

Usuários Engajados, Consumidores e Consumo da página são umas das métricas mais importantes do Facebook e pouca gente sabe disso.