Pinterest lança série de conteúdo “Histórias que nos movem”

Por Alana Santos

Provavelmente algum dia você já se perguntou “quem me inspira?”. Afinal, construímos o nosso “eu”, assim como nossos gostos e afinidades ao longo da vida, e não é à toa que nos identificamos com alguns personagens da ficção. Mas, e a falta de representatividade, ela já te incomodou?

O Pinterest entende a importância de desenvolver melhorias que fortaleçam o pilar da diversidade constantemente, e por isso no Mês da Consciência Negra criou uma série  chamada “Histórias que nos movem”, que são conteúdos originais que fortalecem a presença e a identidade da comunidade preta dentro das principais categorias de conteúdo da plataforma de inspiração. 

Com o aumento de conversas em torno da adaptação de A Pequena Sereia para os cinemas e o impacto positivo que a representatividade preta teve na internet, o Pinterest notou que nos últimos 7 meses, pesquisas por personagens de anime negros, personagens negros, princesas negras e heróis negros aumentaram na plataforma

“Estamos muito orgulhosos dos criadores selecionados para a nova série de conteúdos “Histórias que nos movem”, na qual o objetivo é que as pessoas pretas no Brasil e no mundo sintam-se representadas e enxerguem a possibilidade de criar ou se inspirar no Pinterest.” diz Fernanda Cerávolo, diretora de conteúdo e criadores do Pinterest para a América Latina. 

O Pinterest é um lugar positivo e inspirador para a comunidade afro-brasileira estar e criar, então o pontapé inicial da campanha consistiu em pedir a 8 criadores da comunidade afro-brasileira (@cozinhaeginga, @rolmagalhaes, @steyonce_n, @bellacomdoisls, @luanaliima_, @soutipo4, @tchelogomez, @carvalhoaniely) para que reinterpretassem um personagem fictício que os desafiou em algum momento da vida. O Pinterest compartilhou um quadro com referências e uma série de perguntas: 

  • Como seria o penteado de Rapunzel se ela fosse afro?
  • Qual teria sido o prato favorito de Anton Ego em Ratatouille? 
  • Como teria sido a dança de Vincent Vega e Mia Wallace em Pulp Fiction? 
  • Como seria a maquiagem de William Wallace em Coração Valente?

A ideia era que os criadores de conteúdo desenvolvessem um Idea Pin que refletisse o processo de criação da sua reinterpretação junto com o resultado, e uma pasta que reúna tudo o que usou como inspiração para criar.  Confira abaixo algumas das ideias inspiradoras, como a recriação do look da Daenerys Targaryen da Aniely, a caracterização de Emília da Carolina Magalhåes, a  ideia de penteado da Princesa Cinderela se ela fosse uma Princesa Negra da Steyce Norrande, a receita da sopa de quiabos da cozinhaeginga.