Pesquisas apontam que 2 ou 3 xícaras de café por dia reduzem as chances de morrer

Dois estudos foram publicados nesta segunda-feira (10) na revista científica “Annals of Internal Medicine”, onde dizem que as pessoas com o hábito diário (tipo eu) de consumir o velho e bom cafezinho vivem mais.

Os dados são de 10 países europeus e incluem 520 mil homens e mulheres, uma das maiores amostras para uma pesquisa já feita em relação ao café.

Os artigos concluíram que as pessoas que consomem uma xícara de café por dia,  tem 12% a menos de chance de morrer do que quem não bebe. E a porcentagem aumenta para quem bebe de duas a três xícaras por dia, as chances de morrer cai pra pra 18%.

Descafeinado

O benefício de uma vida mais longa ocorre também para quem bebe o café descafeinado, de acordo com Veronica W. Setiawan, autora principal do estudo multiétnico, não é a cafeína o componente-chave.

“Não podemos dizer que o café te deixará ficar mais velho, mas vemos uma associação. Se você gosta de tomar café, beba! Se você não é um bebedor de café, então pode considerar começar a tomar”, disse Setiawan.

Antes desses dois estudos, a bebida já era associada a um menor risco de morrer por doenças do coração, câncer, infarto, diabetes, doenças respiratórias e renais.

23 anos, estudante de Publicidade e Propaganda e Técnico em Informática com Habilitação em Desenvolvimento de Sistemas. Palestrante nas áreas de social media e empreendedorismo digital e fundador do maior portal de comunicação do Brasil, os Publicitários Criativos.