O Conar, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, decidiu emitir liminar solicitando a suspensão imediata do filme lançado no último dia 2 pela NotMilk, marca de leite à base de produtos vegetais.
Na campanha, os mamíferos – que desta vez, são adultos – aparecem com a barriga inchada e se queixando após tomarem leite de vaca. A proposta da NotCo era defender os alimentos feitos de ingredientes vegetais, mostrando potenciais problemas que as bebidas de origem animal, como o leite, podem causar.
A campanha foi criada pela David e produzida pela O2.
A estratégia da NotCo, no entanto, não caiu bem para a Parmalat, que acionou o Conar por considerar que o novo comercial da NotCo fez “exploração de campanha reconhecida e de informação sobre malefícios do produto”.
A NotCo comentou sobre a liminar e confirmou ter sido notificada pelo Conar a respeito da campanha. A empresa informou que apresentará sua defesa por meio de sua assessoria jurídica e reforça a crença de que, além da liberdade de escolha dos consumidores, existe uma demanda crescente por alternativas inovadoras e sustentáveis. Confira a íntegra do comunicado da NotCo abaixo:
“A NotCo confirma ter sido notificada pelo Conar em relação à recente campanha publicitária da marca, e informa que apresentará sua defesa por meio de sua assessoria jurídica. A empresa reafirma seu compromisso com a ética publicitária, o cumprimento das normas legais e o respeito ao ambiente concorrencial. Ainda, reitera que está atenta às necessidades do mercado e da sociedade, especialmente no que diz respeito à garantia da segurança, saúde e bem-estar. Acredita que, além da liberdade de escolha dos consumidores, há uma demanda crescente por alternativas inovadoras e sustentáveis, o que reforça o propósito da marca de oferecer produtos que unam sabor, nutrição, responsabilidade e tecnologia.”
Um dos maiores sucessos da publicidade brasileira, lançada em 1996, a campanha “Mamíferos” foi criada pela DM9 e encantou o público ao mostrar crianças vestidas com roupas de diferentes mamíferos. A ideia era mostrar a importância do leite.
O processo segue agora para análise e julgamento pelo Conselho de Ética, podendo ainda haver uma tentativa de conciliação entre as partes envolvidas.