Os direitos autorais na publicidade

28 de março de 2017

Por Alana Santos

Existem projetos sociais com ou sem fins lucrativos, porém todos eles com o mesmo objetivo: auxiliar alguma causa. Para isso é preciso que eles ousem e utilizem todas as ferramentas disponíveis para criar algo que engaje, chame atenção e traga resultados. Iremos mostrar como eles costumar utilizar os bancos de imagens para alcançarem seus objetivos.

Já fizemos diversas postagens de como as imagens tem um grande peso no momento de criar postagens chamativas e que engajam o público. Os projetos sociais, assim como os demais, tem como principal objetivo atrair a atenção dos usuários para que eles realizem uma ação, seja curtidas, compartilhamentos ou até mesmo doação para determinada instituição.

Planejamento

Como todos sabem, antes de qualquer campanha é necessário um planejamento forte para definir os objetivos e o melhor caminho para chegar até eles, e nisso está incluso analisar possíveis problemas que podem ocorrer.

A última coisa que um projeto precisa é de confusão com os direitos autorais. Nesse ponto os bancos de imagem como a Fotolia se fazem necessários. Por mais que alguns pensem que esse tipo de projeto está isento de qualquer responsabilidade e que se eles estão atrás de uma causa não deveriam pagar nada por isso, precisamos avisar que não é bem assim que funciona.

Por ser um projeto social se faz mais necessário ainda que ele cumpra com todas as leis, pois na maioria das vezes são esses que servem de exemplo que inspiração para os demais.

Apesar de pagar um banco de imagens eles não veem isso como um gasto, mas sim como um investimento que trará retorno posteriormente.

Execução

Esse tipo de projeto também passará pela equipe de criação, pois atualmente o principal meio de divulgação são as redes sociais e ainda que ele seja colocado apenas em materiais impressos os criativos irão se fazer necessários.

Uma das piores coisas é receber imagens ou ilustrações em baixa qualidade na hora de fazer o job. Já imaginou fazer um recorte em uma imagem toda “quadriculada”?

Para que o trabalho da equipe criativa flua melhor e apresente melhores resultados, utilizar recursos de boa qualidade é necessário, caso contrário o job apresentado não irá engajar tanto quanto esperado. É novamente nesse ponto que bancos de imagem, como a Fotolia, entram em cena.

Não é necessário gastar uma fortuna para utilizar os bancos de imagem, eles oferecem diversos planos para que você pague somente por aquilo que realmente irá usar, não gerando desperdício de renda.

Apresentação

Com o planejamento de marketing feito e as artes prontas, está na hora de mostrar ao público o resultado final. Este é o momento mais esperado desde o início e é nele em que o projeto social finalmente conseguirá alcançar sua causa.

Os projetos sociais estão focados em fazer o “bem ao próximo” e as pessoas precisam entender a importância disso! Deixe nos comentários o que vocês acharam e se já desenvolveram algum projeto dessa maneira.