O que os brasileiros pensam sobre o espaço e outros assuntos? Matéria da Betway indica a resposta

Por Alana Santos

Não resta a menor dúvida de que seria impossível nos dias de hoje viver sem a companhia constante de um gigante da web chamado Google. Bilhões de pessoas ao redor do planeta utilizam esse motor de pesquisa para encontrar informações das mais variadas, produtos e serviços.

Para as empresas que saibam tirar proveito desta fantástica ferramenta poderão obter excelentes resultados. 

O Google é parte integrante de nossas vidas, assim como a internet, é claro. O que muitos não sabem ou mesmo nem se preocupam em saber é que toda e qualquer informação, pesquisa ou mesmo uma pequena curiosidade que digitamos nesse motor de pesquisa gera dados que podem ser acionados.

O site de roleta online Betway publicou uma matéria bastante interessante que usa justamente essas informações para ajudar a entender o que os brasileiros procuram sobre o espaço.

O fascínio com outros planetas, astros e o que há além da Terra é antigo e é assunto de livros, filmes, séries e até da própria corrida espacial. Mas com o uso de ferramentas de análise, podemos saber que a pergunta “o que é o universo” é a mais procurada sobre o assunto, segundo o texto da Betway.

Essa pesquisa é seguida por “qual é a maior estrela do universo”, “como o universo surgiu” e “lugar mais frio do universo”. Ou seja, a curiosidade dos brasileiros além do Planeta Terra é verdadeira.

O que você provavelmente não imagina é até onde vai a curiosidade que muitas pessoas têm de saber sobre o Universo. Então, encontramos no artigo os mais variados tipos de dúvidas e, muitas delas, um tanto inusitadas.

Por exemplo, há uma média de 110 buscas mensais sobre a idade do Universo, ou mesmo se ele é feito de água. Este último, com 70 buscas, está empatado com “coisas do espaço sideral com a letra D”. Bem específico, não é mesmo?

Certamente, se fosse nos tempos anteriores à internet, dificilmente seria possível encontrar as respostas para estas perguntas. Até porque, provavelmente muitas pessoas não fariam tais perguntas para outras ou mesmo para um estudioso da área.

Aliás, a resposta para a composição do Universo é que ele é primordialmente formado por gases e não por água. Mas uma coisa que você provavelmente não imagina é que há ferramentas de análise que permitem que estes dados sejam colhidos.

Portanto, até mesmo as pesquisas mais inusitadas feitas na internet, entrarão em uma espécie de coleta de dados. Afinal, é possível rastrear os principais termos usados pelos usuários em buscas com ferramentas como o SEMRush, que são grandes parceiras das equipes de marketing digital para elaborar estratégias de conteúdo e aumentar a visibilidade de páginas e das empresas no geral.

Sempre nos interessamos pelo assunto

O que existe além do Planeta Terra é uma curiosidade dos mais diversos povos que passaram por aqui, desde os gregos até os mesopotâmicos, passando pelo povo tupi-guarani e chineses e japoneses. O texto da Betway ainda aponta as pesquisas que as pessoas fazem na internet sobre as cosmogonias, o que deixa tudo mais legal.

Esse interesse continuou ao longo dos séculos e a corrida espacial talvez tenha sido o momento mais divisor de águas, com a chegada à Lua dos americanos em 1969 e o avanço da ciência nas discussões sobre o espaço, que se tornou mais “real”.

Nos últimos anos, a ideia de criar uma nova civilização no espaço ganhou mais espaço na mídia e as declarações de cientistas e personalidades como Elon Musk. Será mesmo que é possível? Conforme o tempo avança, sem dúvidas as pesquisas sobre o universo só aumentarão, assim como nossa curiosidade sobre o assunto. Ainda mais se também chamarmos outros planetas de casa.