Nova Iorque abre concurso para escolha do novo logo oficial dos espaços públicos da cidade

Por Alana Santos

Apesar de ser conhecida como a cidade que nunca dorme, a prefeitura está muito preocupada que seus moradores e visitantes encontrem um lugar para descansar.

Pode até parecer uma surpresa, já que cerca de 3,8 milhões de metros quadrados são destinados a zonas de descanso para o público em geral sentar e fazer uma pausa. Isso ocorre porque essas áreas, chamadas de espaços públicos de propriedade privada (POPS), não são marcadas corretamente.

Em uma tentativa de direcionar melhor o público para essas áreas de descanso, o Departamento de Planejamento Urbano de Nova York, juntamente com a Sociedade Municipal de Arte, está encomendando um novo logotipo para mais de 550 espaços públicos internos e externos em Manhattan, Brooklyn e Queens.

Qualquer pessoa em todo o mundo pode enviar sua ideia para o novo logotipo dos POPS, que será votado por um painel de sete pessoas e pelo público.

“Esperamos milhares de inscrições”, disse Elizabeth Goldstein, presidente da Sociedade Municipal de Arte, ao Observer.

“Esses são espaços abertos extremamente necessários em distritos empresariais densos. As pessoas precisam de um lugar para respirar, para esfriar seus cérebros, para os funcionários de escritório se sentarem e comerem o almoço”, completa.

Os designers das três melhores marcas receberão até US$ 2.000, além de que o responsável pelo logotipo final, escolhido pela diretora do Departamento de Planejamento Urbano de NYC, Marisa Lago, receberá ainda mais US$ 2.000.

De acordo com a Observer, os proprietários de propriedade privada são obrigados a alocar espaços públicos. Por exemplo, se um proprietário de edifício receber visitas acima do permitido pelo alvará, ele precisará criar um POPS.

Você pode descobrir mais sobre o projeto do logotipo POPS aqui.