Nike traz de volta campanha icônica com Spike Lee em comemoração aos 50 anos da marca

Por Alana Santos

Em homenagem ao aniversário de 50 anos da marca, a Nike está trazendo de volta uma de suas campanhas publicitárias mais icônicas.

A marca começou a exibir no domingo um vídeo entitulado “Seen It All”, que possui apenas um minuto com Spike Lee reprisando seu papel como Mars Blackmon, o personagem “She’s Gotta Have It” que apareceu no marketing da Nike no final dos anos 80.

O comercial, além de mostrar um pouquinho do passado, também promove o que está por vir, já que a Nike espera mais meio século de domínio do sportswear.

O vídeo mostra Lee jogando xadrez do lado de fora contra uma jovem. Ele relata todos os grandes momentos esportivos que viu nas últimas décadas, como a ascensão de Kobe Bryant, os grandes nomes do futebol Mia Hamm, Alex Morgan e Megan Rapinoe, e os recordes do corredor Steve Prefontaine. “Não há nada que eu não tenha visto”, diz Lee como Blackmon. Sua oponente retruca: “Tudo bem à moda antiga, mas com o devido respeito, o passado foi ótimo e tudo mais, mas o futuro está aí”. Ela fala sobre atletas atuais antes de vencer a partida de xadrez.

O filme foi dirigito por Lee. A campanha original da Blackmon, “Spike and Mike”, estrelou Lee ao lado de Michael Jordan e foi creditada por ajudar a mover a agulha com a representação negra na publicidade.

A nova campanha de aniversário da Nike começou a ser veiculada no Twitter. Recentemente a Nike também fez um post provocando seu lançamento de aniversário no Instagram. “É o nosso 50º aniversário”, dizia o post. “Então, estamos começando uma semana de lendas do passado e do futuro que nos inspiram”.

Relembre a campanha dos anos 80:

As duas companhas foram criadas com a Wieden+Kennedy, parceira de longa data da agência criativa da Nike.

Matéria traduzida pelo AdNews de Ad Age (Adrianne Pasquarelli).