Momento político faz Nike cancelar lançamento de camisa da Seleção

Por Fillipe Luis

Não precisa ser muito inteligente para perceber como o momento turbulento da política brasileira afeta não apenas a economia, mas também as ações estratégicas de algumas marcas.

A Nike, por exemplo, cancelou o lançamento da nova camisa da Seleção Brasileira de Futebol por conta do clima tenso, após as manifestações dos últimos dias. O evento estava previsto para acontecer nesta quinta-feira (17), no aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

publicitarios-criativos

Se a empresa olhasse apenas para suas vendas pensando de maneira imediatista, talvez a apresentação do uniforme sinalizasse uma grande oportunidade, já que boa parte do público sai às ruas para protestar usando exatamente a camisa da Seleção. Por outro lado, justamente por essa associação com tudo que está acontecendo, a Nike parece querer se precaver de ter a sua iniciativa tachada como oportunista.

Vale lembrar que recentemente o criador da camisa amarela da Seleção criticou o uso da peça nas manifestações. Na ocasião, o gaúcho Aldyr Schlee afirmou que as pessoas “vestem a camisa da instituição mais corrupta do Brasil”.