circle-loader
Escrito por
84

Analisar os dados e métricas pode se tornar o maior pesadelo de qualquer social media. Basta um pequeno erro nessa etapa e todo o planejamento vai por água abaixo.

Analisá-las da maneira correta é essencial para que o projeto tenha sucesso. Tendo em mente essa dificuldade que a maioria dos profissionais encontram, inclusive nós, decidimos trazer algumas dicas básicas, passadas pela galera da mLabs, das principais métricas que precisam ser acompanhadas no Facebook, Instagram e Twitter.

As redes sociais costumam ter já integradas a elas uma espécie de Analytics, que te permite extrair alguns dados básicos. Porém de nada adiantar somente coletar essas informações e não saber como tratá-las, por isso te auxiliaremos a entender as principais métricas, confira:

Facebook

Começaremos pela mais usada entre as três: o Facebook. A cada dia que passa essa rede social vem adicionando mais métricas (como por exemplo os reactions que temos agora), porém algumas básicas não costumam mudar e são essas que iremos ter como base principal para nossas análises. Confira quais são e o que significa cada uma delas:

Curtidas

Likes é a métrica mais básica de todo o Facebook, é com elas que você consegue ter uma base se o seu perfil ou página está indo bem.

Nesse caso não estamos falando das curtidas em uma postagem (falaremos disso mais tarde), estamos nos referindo a ação de curtir ou descurtir uma página. Mas, calma. Não adianta crescer o número de seguidores a qualquer custo.

Todo mundo quer ter um projeto com 1 milhão de curtidores! Porém é preciso tomar cuidado, pois quantidade nem sempre significa qualidade. Mais vale uma página com 10 curtidores engajados, do que uma com 10.000 que não realizam nenhum envolvimento.

Nem precisamos dizer porque você não deve comprar seguidores, certo?

Entender as curtidas é importante para criar novas estratégias de crescimento da sua página e trazer cada vez mais visibilidade ao seu projeto.

Alcance

Você deve ter ouvido essa palavra pelo menos mil vezes e usado ela também, mas sabe o que significa alcance?

O alcance é o número de pessoas que viram uma determinada publicação. Atualmente o Facebook possuí 2 tipos de alcance: o pago e o orgânico.

Alcance orgânico é todo aquele que você não precisou investir nenhum centavo, apenas fez a publicação e ela chegou para os usuários de maneira espontânea. Diferente do alcance pago, no qual sua publicação só chegará para as pessoas depois de você investir uma certa quantia em Facebook Ads.

Engajamento

Essa métrica diz MUITO sobre a qualidade de uma página. Isso porque o engajamento é a quantidade de comentários, likes, compartilhamentos e reactions por post. E, não é à toa que essa métrica é tão importante.

O algoritmo do Facebook prioriza posts com boas taxas de engajamento e aumenta o alcance orgânico dos mesmos. Isso significa que você precisa criar conteúdos incríveis e que, obviamente, mereçam comentários, compartilhamentos e outras interações.

Instagram

Faz pouco tempo, comparado as demais redes sociais, que o Instagram abriu mais espaço para empresas. Porém, apesar disso ele é uma ferramenta poderosíssima no auxilio para o reconhecimento da marca.

Seguidores

Assim como todas as redes sociais, o pote de ouro do Instagram são os seguidores. Além deles te ajudarem a medir o “sucesso” do seu projeto, os seguidores também auxiliam na famosa “prova social”. Imagine que você descobre uma empresa totalmente nova, que nunca ouviu falar antes e vai olhar o Instagram dela, se assim que você entra consegue ver que ela já tem 200k seguidores, automaticamente você associará ela com uma marca confiável e provavelmente passará a seguir o perfil também.

Impressões

As impressões no Instagram funcionam semelhante ao alcance do Facebook e do Twitter, porém além de representar para todos aqueles que visualizaram a publicação, ela tem como característica representar não somente os que pararam para ver a postagem ou realizaram qualquer ação com ela. Para conta como uma impressão basta somente que a pessoa tenha passado pela sua imagem ou vídeo pela timeline do Instagram

Histórias

Os stories vem sendo cada vez mais utilizados pelas marcas. Com eles as empresas estão conseguindo se aproximar cada vez mais do consumidor final e criar conexões maiores.

Ficar de olho em quantas pessoas estão visualizando seu stories, indo para o seu link, respondendo no direct ou até mesmo saindo antes de terminar o conteúdo é importante para melhorar ainda mais essa conexão com os usuários.

Twitter

Apesar dessa rede social ter caído um pouco nos últimos anos, muitas marcas ainda estão presentes nela e conseguem mais resultado do que nas demais mídias.

As métricas do Twitter são um pouco mais simples de entender, porém é comum vermos algumas pessoas confundindo os termos e o que eles significam, então vamos lá:

Seguidores

Assim como os curtidores do Facebook, os seguidores são aqueles usuários que se inscreveram em seu perfil para acompanhar as atualizações.

Ficar atento à entrada e saída desses usuários é essencial para decidir se as postagens que você está criando são boas ou não.

Menções

Muitas vezes as menções acabam sendo mais importantes até que o número de seguidores. São através delas que o usuário falam da sua página (mencionam ela).

Saber o que as pessoas estão dizendo é importante para medir a saúde da marca. Pode ser que seu projeto esteja recebendo 500 menções por dia, mas quantas delas são realmente boas ou relevantes?

Impressões

As impressões são similares ao alcance. Com elas é possível mensurar para quantas pessoas os seus “tweets” estão chegando. São as suas impressões que te darão uma ideia do quanto você ainda pode estender o seu projeto e te ajuda a criar novas estratégias para essas pessoas que estão vendo o que você está postando, mas não estão executando nenhuma ação.

Essas são apenas algumas das métricas mais importantes de se acompanhar nas redes sociais. Para ter acesso à métricas mais avançadas e aprender a extrair inteligência delas, você pode contar com o apoio de uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais. Algumas delas, como a mLabs, apresentam relatórios de desempenho completos, com métricas para Facebook, Instagram (dados de Instagram Stories também) e Twitter.