McDonald’s transforma outdoors em “hotéis” para as abelhas

Por Alana Santos

Preocupado com a queda drástica na quantidade de abelhas no mundo e em como isso afeta todo o meio ambiente, o McDonald’s lançou uma iniciativa que pretende dar uma segunda função aos seus outdoors espalhados pelo mundo: além de divulgar a marca, eles servirão como um “hotel” para as abelhas.

A Suécia foi o primeiro local a receber a novidade. Os outdoors passarão por uma renovação que inclui a instalação de unidades de madeira permanentes na parte de trás.

Supervisionados pela Nord DDB, o projeto é parte de uma parceria com a JC Decaux, que supervisionarão o andamento da ação.

Por mais simples que possa parecer, é necessário tomar todo o cuidado para que estes alojamentos em anúncios exibam sua mensagem em direção ao norte, permitindo as abelhas tenham o conforto de fazer o ninho para o sul, que é sua orientação habitual.


Estima-se que 30% das abelhas selvagens da Suécia estejam ameaçadas e um grande problema é que elas não têm lugares para morar. Portanto, alguns dos restaurantes do McDonald’s começaram a produzir outdoors que funcionam como hotéis“.

As palavras “sempre aberto” dos anúncios possuem diversos furos que serão as portas de entrada para as abelhas instalarem seus ninhos e procriar. Confira o vídeo com mais detalhes da iniciativa:

Essa não é a primeira vez que o McDonald’s se mostra preocupado com nossas amiguinhas polinizadoras, ainda neste ano eles lançaram também a menor filial do mundo para chamar atenção na preservação desses insetos.

A iniciativacomeçou em Jarfalla, com seis hotéis instalados em um outdoor localizado na região próxima de Estocolmo. De acordo com o Ad Age, o McDonald’s espera expandir o plano até a próxima primavera, no primeiro semestre do ano que vem.

A campanha permite que todas as franquias da McDonald’s na Suécia solicitem suas próprias placas de “hotel para abelhas” e personalizem as mensagens.