Atualmente é comum acreditar que a criatividade é mais um dom natural do que algo que se possa exercitar todos os dias.

Criatividade é uma skill que precisa ser aprendida, praticada e aprimorada assim como todas as outras. Para ajudar você, preparamos uma lista com algumas dicas interessantes. Confira:

 

Faça alguns rabiscos

Assim como muitos outros talentos a criatividade também acaba sendo reprimida na escola. Quem nunca estava rabiscando na folha do caderno e o professor chegou e disse: “pare de rabiscar e preste atenção!”?

Graphic designer at work. Color swatch samples.

Ao contrário do que muitos pensam o ato de rabiscar não significa que você está com a atenção desviada, na verdade é nesse momento que a sua mente fica mais focada.

Alguns dos maiores pensadores como Henry Ford ou Steve Jobs, tinham esse costume de ficar rabiscando aleatoriamente para engajar a criatividade.

 

Saia do comodismo

Já assistiu algum documentário sobre como sobreviver caso você fique perdido na selva ou no deserto? Se sim, então provavelmente também deve ter ouvido que para permanecer vivo é preciso ter criatividade.

Isso acontece porque a criatividade é exercitada quando saímos da nossa zona de conforto. Ao realizar uma tarefa diversas vezes ela acaba se tornando automática e você não precisa mais pensar para fazê-la.

Tente sair da sua rotina, se inscreva em alguma aula nova, pinte, leia outros livros, até mesmo pratique um esporte. Cada situação diferente em que você se coloca sua criatividade é instigada a pensar na melhor maneira para resolver o novo cenário.

 

Esteja no ambiente certo

A grande verdade é que qualquer pessoa pode ser criativa. É preciso apenas ter os estímulos corretos. As crianças são todas criativas, isso porque elas não aprenderam a ter medo da crítica que os outros fazem e não se importam com o fracasso.

Creative paint splattered little girl having fun with paints kneeling in the center of her artistic modern painting grinning up at the camera, overhead view

Estar em um ambiente onde você pode se expressar totalmente sem preocupar-se com críticas é de extrema importância para que o seu lado criativo se solte.

Algumas empresas como a Google, costumam criar espaços para que seus funcionários possam se divertir com atividades diferentes da rotina de trabalho. Essas empresas criam esse ambiente despreocupado para que o funcionário relaxe, pois é nesses momentos que o criativo começa a funcionar.

Happy child playing in cardboard box. Kid having fun at home

 

Comece a criar um caderno criativo

O seu caderno criativo será como o diário de ideias. Cada pensamento que você tiver, por mais doido que ele possa parecer no momento, escreva nesse caderno. Às vezes algo que agora parece absurdo, lá na frente pode tornar-se uma ideia espetacular.

 

Tenha brinquedos na sua mesa de trabalho

Muitas empresas criativas que trabalham com design, encorajem seus funcionários a terem brinquedos e bonecos nas suas mesas, que podem variar desde origamis de papel até um conjunto de lego completo.

home-equpamento

Eles adotam essa prática porque ao olhar os brinquedos e pegá-los durante o trabalho é desencadeada a criatividade, como se basicamente você “acessasse” a sua criança interior.

 

Essas foram algumas dicas de como liberar a criatividade. Esperamos que vocês tenham gostado e caso tenham alguma dúvida, crítica ou sugestão deixem nos comentários!

Deixe seu comentário