Leia isto se quer tirar fotografias incríveis de lugares

8 de junho de 2017

Por Alana Santos

Para todos os profissionais (independente da área) estar se atualizando constantemente é de extrema importância para subir em sua carreira profissional.

Nós dos Publicitários Criativos não somos diferentes. O estudo da vez foi um livro intitulado Leia isto se quer tirar fotografias incríveis de lugares, escrito por Henry Carroll e publicado pela editora GG. Como estamos sempre cobrindo eventos dos nossos parceiros é necessário que tenhamos pelo menos uma noção básica de fotografia para levarmos um conteúdo de qualidade para vocês.

Esse livro é basicamente uma introdução sem jargões que abrange todos os aspectos de fotografar lugares, incluindo paisagens, vistas urbanas, arquitetura e interiores. Qualquer que seja sua câmera, qualquer que seja seu interesse, qualquer que seja seu nível. Além de contar com trabalhos e perspectivas de mais de 50 mestres da fotografia incluindo: Alec Soth, Martin Parr, Robert Adams, Todd Hido, Rut Blees Luxemburg, Julius Shulman, Rinko Kawauchi, Thomas Ruff, Tim Hetherington, Joel Sternfeld. Confira algumas das dicas que podem ser encontradas no livro:

Você é o cirurgião e sua câmera o Bisturi

Um enquadramento desleixado deixará sem graça até mesmo os temas mais marcantes, enquanto um enquadramento preciso pode transformar o nada em tudo. O quadro fotográfico exige que você tenha segurança absoluta. Essa é sua oportunidade de mostrar o que você acha mais importante.


Velocidades lentas de obturador capturam uma sensação da passagem do tempo

Como o obturador permanece aberto por mais tempo, os objetos têm tempo para mover-se durante a exposição. Isso cria desfoque. Mas você também corre o risco de inundar a câmera com luz, portanto compense isso usando  uma abertura menor.

Uma profundidade de campo rasa comunica uma íntima conexão com um local

Se uma ampla profundidade de campo comunica escala e amplitude, uma baixa faz o contrário. Usar foco para chamar a atenção do espectador para um detalhe específico dentro da paisagem implica que você está observando o mundo mais detalhadamente. Ele destaca os temas que frequentemente são invisíveis.

Gostou? Essas são apenas algumas dicas que podem ser encontradas no livro. Deixe nos comentários qual material de estudo vocês andam utilizando e se já conheciam a obra deste autor.