Jornais esportivos são divididos em cores para mostrar a desigualdade de gênero no esporte

Por Alana Santos

O mês passado foi marcado pelo Dia Internacional da Mulher que costuma movimentar marcas e mídia, mas o que acontece no dia seguinte? Pelo menos nos três principais jornais esportivos de Portugal, os outros dias são dominados por notícias de atletas masculinos.

É isso que a Havas Lisboa e o grupo Raparigas da Bola querem ajudar a mudar. Para provar a falta de visibilidade que é dada às atletas femininas, eles criaram uma ação para uma data curiosa: o 9 de março. Um dia após o Dia da Mulher. A iniciativa intitulada #ElasTambémJogam, consistiu em transformar todas as notícias publicadas nestes jornais, no dia 9 de março, num gráfico dividido em duas cores: uma para os homens e outra para as mulheres. Confira:

Esses gráficos viraram jornais de verdade, mas sem nenhuma foto ou texto, só as cores que evidenciam a diferença de atenção dada às mulheres. Para tornar isso possível, eles precisaram montar uma estrutura de guerrilha, para obter os jornais de madrugada, digitalizar todas as páginas, transformar em gráficos, imprimir e entregar para jornalistas, influenciadores e atletas ampliarem o alcance da ação, ainda no dia 09.

As marcas dos jornais foram cobertas por um adesivo que passa a mensagem da campanha e convida a refletirem sobre o fato de que todo o dia deveria ser da mulher também: Quando não mostramos as mulheres no desporto, é como se elas não existissem. Não as deixe fora de jogo. #ElasTambémJogam. Para a ação também foi lançado um vídeo contando em mais detalhes sobre o projeto:

A criação é da agência Havas Lisboa e tem na ficha o redator brasileiro Bernardo Tavares.

FICHA TÉCNICA

Agência: Havas Lisboa
Diretor de Criação Executivo: Paulo Pinto
Diretor de Criação: José Vieira
Diretora de Criação Digital: Margarida Pedreira
Redator: Bernardo Tavares
Diretor de Arte: Alex Meneses
Diretor de Conta: Sérgio Resende 
Executiva de Conta: Marta Costa
Diretor de Produção Gráfica: António Fernandes
Arte Final: Nuno Nascimento
Mídia: Ana Torres
Cliente: Marta Faria
Produtora: Garage Films
Produtor Executivo: Miguel Varela
Diretor: David Infante 
Coordenação de Produção: Beatriz Pereira
Produção: Patrícia Tavares
Edição: Miguel Monteiro
Assistente de Realização: Júlio Paixão 
Assistentes de Imagem: João Bettencourt e Miguel Monteiro

  •  
  •  
  •  
  •