Instagram apresenta redesign para a tela inicial do aplicativo

Por Alana Santos

O Instagram está fazendo grandes mudanças no design de sua tela inicial pela primeira vez em anos.

Hoje, dia 12, a empresa anunciou que está adicionando as guias Reels e Shop à sua tela inicial. A guia Reels irá, é claro, levar os usuários aos Reels, vídeos resumidos semelhantes ao TikTok. A guia Loja (Shop) apresentará recomendações personalizadas, escolhas dos editores com curadoria, vídeos compráveis ​​e novas coleções de produtos. Ambas as guias tornam mais fácil para as pessoas encontrarem o que desejam na plataforma e acessá-las imediatamente.

A guia de Curtidas, bem como a guia Criar, onde as pessoas carregam fotos, estão sendo movidas para o canto superior direito próximo à caixa de entrada de mensagens.

O botão de mensagens em si foi alterado para se parecer com o ícone do Facebook Messenger e não com o ícone do avião de papel que estava anteriormente associado à caixa de entrada do Instagram.

Não consideramos essas mudanças simples, já que não atualizamos a tela inicial do Instagram em grande escala há um bom tempo“, escreveu o chefe do Instagram Adam Mosseri em uma postagem no blog. “Mas a forma como as pessoas criam e aproveitam o conteúdo mudou e o maior risco para o Instagram não é que mudemos muito rápido, mas que não mudemos e nos tornemos irrelevantes. Estamos entusiasmados com o novo design e acreditamos que ele dá ao aplicativo uma atualização muito necessária, ao mesmo tempo que nos mantemos fiéis ao nosso valor central de simplicidade“, completa.

O fato de o Instagram estar se comprometendo com a guia Reels apenas alguns meses após seu lançamento sugere que o formato veio para ficar. Curiosamente, IGTV, a casa do Instagram para vídeos longos, ainda não recebeu uma guia dedicada na tela inicial e está disponível apenas por meio da página Discover.

A adição da guia de compras é menos surpreendente do que Reels. O Instagram desenvolveu seu produto de compras ao longo dos anos e, neste verão, lançou uma página de compras dedicada e a capacidade de usar o Facebook Pay para transações.

A mudança ja começou a ser implementada e deve estar disponível para todos os usuários em breve.