A importância das datas comemorativas dentro do marketing digital

O principal fator para conseguir engajar as redes sociais, seja de um projeto seu ou do seu cliente, é criar um laço com os usuários de modo que eles sintam uma afinidade com a marca e é nesse ponto que surge também o maior obstáculo: o conteúdo.

Por isso a maioria das empresas gastam uma boa parcela do seu tempo de planejamento pensando em como atrair ainda mais usuários através das datas comemorativas e o resultado é sempre certo. São nesses dias que as pessoas estão mais propensas a realizar uma ação (curtir, comentar, compartilhar ou até mesmo comprar), uma vez que elas já esperam por esse momento e sabem que haverá diversos conteúdos e promoção específicos para elas.

De maneira simplificada, o mercado possui 5 datas principais: o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e o Natal. Entretanto, como todos estão de olhos bem abertos nessas datas, o custo para se destacar nestes períodos costuma ser bem mais elevado e acaba pesando para as empresas pequenas.

Apesar de ser importante não ignorar estas datas, as marcas menores precisam se preocupar com datas menos concorridas e mais oportunas com seu público, como por exemplo se sua marca é de cosméticos vale a pena investir em ações para o dia da mulher e assim por diante.

As datas comemorativas acabaram se tornando a “carta coringa” das marcas, uma vez que facilitam o engajamento dentro das mídias sociais. Porém o mais importante para aqueles que desejam fazer o uso desse recurso é o planejamento.

Isso porque, é por meio do planejamento que você irá conseguir criar ações mais criativas e que melhorarão ainda mais os seus resultados.

Sabendo da importância disso a galera da Mlabs lançou uma nova ferramenta que permite que você importe calendários com todas as datas comemorativas do segmento desejado e possa realizar seu planejamento com base nelas. Ela é uma ferramenta bem bacana e bem simples de ser utilizada, nós fazemos muito o uso desse recurso por aqui, confira como usá-la em favor da sua marca:

1 – Primeiro basta acessar sua conta (caso não tenha uma é possível realizar um cadastro grátis)


2 – Logo na barra inicial você já verá a opção calendário


3 – Importar o calendários com as principais datas do seu segmento (é necessário ter um arquivo .ics do calendário que deseja importar)


4 – Escolher quais datas deseja que sejam importadas para o seu calendário


5 – Pronto! Todas as datas importantes já estão no seu calendário


E como tudo isso pode te auxiliar? Simples, uma vez que das datas já estejam em seu calendário da mLabs, você pode agora agendar postagens específicas para essas datas de modo que nenhuma passará batida e ficara para trás e se você trabalhar com mais uma pessoa na equipe é possível criar ideias/sugestões para aquela data que poderão ser transformadas em um post depois.


Lembrando que do mesmo modo que as datas comemorativas são boas para a marca também preciso tomar cuidado para não transformar as mídias sociais em um calendário só de comemorações.

Essa nova ferramenta de calendário também serve para controle de postagens do dia a dia, uma vez que com ela você também consegue deixar agendado “posts normais”.

 

Gostou? Deixe nos comentários como você faz para controlar as datas comemorativas e se você já conhecia essa nova ferramenta de mLabs.

 

Estudante de Sistemas de informação com 21 anos, descobri que todos temos um pouquinho de publicitário em nós. Amo livros, chocolate, séries, e é claro, café! Revisora e Instagrammer do grupo Publicitários Criativos.