Ideias de publicidade para orçamentos apertados

Por Alana Santos

Nem todos tem o orçamento para marketing da Coca-Cola ou da Mercedes. Ás vezes o orçamento disponível para fazer o seu projeto é reduzido, mas ainda assim, tem de conseguir obter algo capaz de cativar e impressionar o publico alvo.

Pensando nisso, separamos algumas ideias de como promover um negócio usando poucos recursos. Confira:

Blog online

Talvez das opções mais baratas que possamos pensar. Não faltam opções de sites de blog gratuitos com opções suficientes para postar um serviço de qualidade aceitável.

Dependendo das opções, será preciso apenas de tempo (seu ou de um seu colaborador) para o manter ativo, não sendo necessário grande conhecimento de programação.

A Wix.com é uma ótima referência, sendo gratuito. Porém, caso queira ale personalizado existe a opção com uma pequena mensalidade, para obter o próprio domínio.

Outra sugestão é o Squarespace.com, que é um pouco mais caro, mas é mais direcionado para o mercado dos negócios online.

Redes Sociais

Ainda no domínio da internet, não podemos esquecer das redes sociais. Twitter, Facebook, Youtube, Instagram, por exemplo, são plataformas onde deverá separar um pouco do seu tempo para compartilhar as postagens, pois tem o potencial de atingir milhões de utilizadores. E mais uma vez, pode ser feito de forma gratuita ou a baixo custo.

Compartilhe as suas redes

Ainda na temática das redes, procure compartilhar ao máximo as suas redes com seu público em potencial. Por exemplo, vai fazer uma apresentação a um congresso da sua área, coloque o seu Twitter ou Facebook na capa da sua apresentação.

Terá um showroom? Coloque bem visível as suas redes sociais, use ela em seus cartões de visita. Sempre que tive uma oportunidade tente acrescentá-las.

Delegue trabalho

Uma das virtudes das redes sociais é que facilmente se pode delegar um trabalho específico para outra pessoa.

Crie hashtags para associar aos seus produtos e serviços, e deixe os outros criarem uma rede de compartilhamento. Peça aos seus seguidores para compartilharem o seu conteúdo. Muitos irão fazer isso sem pensar duas vezes, espalhando a sua ideia.

Mantenha as coisas visuais e divertidas

As pessoas entediam-se rápido com longos textos. Por isso mantenha-se longe deles (com exceção daquelas minucias legais que tem de ser adicionadas de qualquer maneira).

Além disso, procure usar o humor. O humor é algo que fica na memória das pessoas, é algo agradável e de fácil memória. Por exemplo, já passaram vários anos, e ainda hoje me lembro do “sabia que o seu vizinho tem os tomates à venda?” do movimento publicitário de uma rede social para promover a venda de produtos hortícolas locais. Simples e eficaz.

Controvérsia

Semelhante ao humor, a controvérsia é uma forma de chamar a atenção ao seu produto. Mas tem os seus riscos.

É preciso estar atento a que separa a boa publicidade e o vexame do seu negócio no mundo da controvérsia, é muito fácil ultrapassar esse limite sem perceber.

Talvez a jogada mais segura seja não ser o gerador da polémica em si, mas surfar a onda gerada. Polémica com a corrupção na prefeitura? Publicite a sua firma de contabilidade como sendo transparente, ao invés da prefeitura.

Use o meio envolvente

As vezes o meio que o rodeia pode dar ótimas opções de publicidade. Por exemplo, uma parede descuidada, dá um ótimo local para um mural publicitário.

Faça da sua pintura um evento social, para compartilhar nas suas redes sociais. Não só terá mãos de obra grátis, como ainda tem publicidade extra. E não se esqueça de pedir autorização ao dono! Ou então faça numa das paredes do seu negócio.