circle-loader
Escrito por
163

Em uma tentativa de competir com o Facebook, o Google+ foi criado para fazer parte do mundo das redes sociais. Porém, mesmo após muito investimento a plataforma não conseguiu espaço na rede.

Depois de muito tempo (e muito dinheiro perdido) a Google finalmente reconheceu o fracasso da plataforma e decidiu que irá tirá-la do ar em Agosto de 2019. De acordo com a empresa a justificativa para a decisão é que durante uma investigação foi detectado que o Google+ é uma das ferramentas que podem ter sido alvo de um bug que gerou vazamento de informações confidenciais.

Não existe nenhuma notícia se eles pretendem fazer uma nova tentativa e criar outra rede social, mas por ter o YouTube, eles acabam tendo uma das principais concentrações de usuários na internet. Confira a nota oficial:

Todos os anos, enviamos milhões de notificações aos usuários sobre bugs de privacidade e segurança. Quando dados de usuários possam ter sido afetados, vamos além de nossas obrigações legais e usamos vários critérios para determinar se é o caso de enviar um aviso.

Nosso Escritório de Privacidade e Proteção de Dados analisou esse problema, levando em conta os tipos de dados envolvidos, se poderíamos identificar com precisão os usuários a serem informados, se havia alguma evidência de uso indevido das informações e se havia alguma ação que um desenvolvedor ou usuário pudesse realizar em resposta ao aviso. Nenhum desses critérios se aplicava neste caso.”

A análise também destacou os desafios na manutenção de uma versão do Google+ que atenda às expectativas dos consumidores. Dado esses pontos e o baixo uso dessa versão do Google+, a empresa irá desativar a versão da plataforma para seus usuários.