Google consegue aumentar espantosamente a resolução de imagens

Por Alana Santos

O Google Brain é um novo software capaz de deduzir e recriar imagens à partir de um mosaico de pixels totalmente incompressível. Na foto abaixo, a da esquerda é a imagem que o Google Brain recebe, já a do meio é a que ele construiu e por fim a da direita é a imagem real (a original antes de ser reduzida).

Como isso é possível?

Primeiramente você deve saber que é basicamente impossível aumentar a resolução de uma imagem, porém da para fazer algo como NN (“nearest neighbour” ou “vizinho mais próximo”), utilizando os pixels do lado para criar novos e dar a sensação de melhora (como se fosse uma clonagem).

Mas como a Google faz isso? Bom, eles utilizando o imenso banco de imagens que eles possuem e tenta parear o mosaico com outras imagens similares também reduzidas, então eles vão criando vários match até chegar no resultado “ideal”.

Uma vez que a imagem está mais “visível”, a Google analisa do que se trata (um garfo, um rosto, um cachorro e etc) e utilizando a estrutura básica do elemento é preenchido os pixels que faltam.

Se você está se perguntando o porquê de tanto trabalho para criar esta tecnologia, lembre-se dos filmes com investigação, nos quais eles usam sistemas de reconhecimento faciais por pior que a imagem esteja! Gostou? Deixe nos comentários o que você acha dessa invenção.