Gmail ganha nova identidade visual

Por Alana Santos

A Google está substituindo seu icônico logo de um envelope do Gmail por um design muito mais compatível com seus outros produtos.

A nova identidade visual do Gmail agora é um M feito com as cores básicas da marca: azul, vermelho, amarelo e verde. Com a mudança, o aplicativo fica muito mais próximo dos outros serviços da companhia como a própria Google, o Google Maps, o Google Fotos, o Chrome entre outros. Além disso, o ícone de envelope não existe mais.

A Google considerou descartar totalmente o M ou remover totalmente a cor vermelha do Gmail, mas as pessoas envolvidas em estudos de pesquisa de usuários não ficaram felizes com as mudanças e acreditaram que seria algo muito “brusco” e que afetaria o reconhecimento da marca.

Os estudos, no entanto, ajudaram o Google a perceber que a parte do envelope do logotipo do Gmail não era um elemento crítico de design, permitindo que a equipe experimentasse manter o M e adicionar a paleta de cores tradicional do Google. Confira um vídeo com mais detalhes do projeto:

O novo logotipo do Gmail ainda parece predominantemente vermelho, com um pequeno toque de amarelo e azul e verde segurando o arco do M. Se você colocá-lo ao lado dos outros logotipos do Google, é difícil diferenciar entre eles.

O Google também reformulou seus logotipos do Google Agenda, Docs, Meet e Planilhas para combinar com o novo design do Gmail.

Os novos logotipos são parte de uma reformulação mais ampla do software G Suite do Google, que agora foi rebatizado como Google Workspace. A ideia é no futuro mesclar Gmail, Chat e Docs em um local central, para competir melhor com a abordagem integrada do Microsoft Office e, especificamente, do e-mail do Outlook.