circle-loader
Escrito por
80

Um bom relacionamento entre o freelancer e seus clientes é muito importante para que o trabalho flua e os resultados sejam alcançados. Porém sabemos que isso nem sempre acontece.

Muitas vezes os problemas com os clientes são oriundos de má comunicação, o que acaba gerando um certo desentendimento e comprometendo o resultado final do job. Como todo bom freelancer sabe é preciso buscar maneiras de evitar esses conflitos, conquistar a empatia do cliente para que possa oferecer a ele o melhor serviço, porém isso não significa que o esforço será recíproco.

Para te ajudar nessa tarefa complicada separamos uma lista com 6 coisas importantes que todos os freelancers gostariam que seus clientes soubessem (quem sabe o seu não está lendo esse artigo), confira:

1 – É impossível fazer um design sem conteúdo

Quantas vezes o cliente não chegou em você e disse: “Nós ainda não temos nenhuma imagem, texto ou segmentação, mas teria como você já ir montando o design do nosso website e materiais impressos?”

A grande resposta é não! É preciso um certo conteúdo para o projeto comece a tomar vida.

2 – “Não podemos simplesmente pegar uma foto no Google Imagens”

Quando você está somente criando projetos de treino em sua casa ou escola não é preciso se preocupar com copyright, então basta somente pesquisar algo no Google que você irá encontrar, porém quando estamos falando de um trabalho comercial o cenário muda.

É nesse momento que um banco de imagens, como a Fotolia, torna-se primordial, pois de nada adianta entregar um super projeto se ele será removido ou até mesmo processado por direitos autorais.

3 – Cada “pequena” alteração custa tempo e dinheiro

A maioria dos designers costuma criar um contrato antes de iniciar cada projeto e mesmo quando não o fazem é deixado muito claro cada item que será feito, porém sempre existe aquele cliente que pede algo totalmente fora do escopo e diz que é só uma “pequena” alteração.

Porém sabemos que não é bem assim que funciona. Essa alteração além de tomar um tempo que não estava programado e acabar atrasando os demais projetos, pode muitas vezes exigir um investimento extra.

4 – Nós temos outros clientes

Sabemos que não é legal dizer para um cliente que você está ocupado demais no momento para mudar algo no projeto, na verdade na maioria dos casos tentamos dar a sensação de que ele é único e de que não trabalhamos com mais ninguém.

É importante que os dois lados saibam que ambos possuem atividades que vão além do job, então sem alteração às 00:45 ou telefone para tirar uma dúvida às 5h da manhã.

5 – Nós não atualizamos nosso e-mail a cada segundo

Não adianta ficarem bravos se às 10:05 nós ainda não respondemos o e-mail que vocês enviaram às 10:04. Nós não conseguimos atualizar nosso e-mail a cada segundo para ver se existe algo novo, geralmente fazemos isso entre um job e outro a quando acreditamos que possamos ter recebido algo.

6 – Precisamos de dinheiro para pagar o aluguel e comprar comida

Você como nosso cliente provavelmente tem uma renda fixa, que cai na sua conta bancária todos os meses sem falta, mas nós como freelancers não somos assim, dependemos do seu pagamento para constituir nossa renda e cada vez que você atrasa, nós possivelmente vamos acabar atrasando uma conta nossa também.

É claro que isso não é uma regra geral, porém na maioria das vezes nossas contas levam em consideração os projetos em que estamos trabalhando e se recebermos por ele nossa renda acaba caindo.

Gostou? Deixe nos comentários se você também queria que seus clientes soubessem dessas coisas.