Festival Mundial de Publicidade de Gramado inova em 2022

Por Alana Santos

A edição de retomada do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, que acontece entre os dias 24, 25 e 26 de agosto, conta com grandes novidades. Este ano o evento será abrigado pela Sociedade Recreio Gramadense, no centro da cidade.

Em paralelo, o festival acontecerá também em formato digital, na plataforma da EventPlay (1º Streaming Multicanal de Eventos de Negócios do Brasil)

Liderado por Andressa Martins, primeira CEO mulher do evento e idealizadora do novo momento, o festival se uniu ao coletivo Papel & Caneta e à agência FLAGCX para criar o VOZES, uma celebração que homenageará 30 vozes que estão transformando o mercado através de ideias e movimentos independentes, dividida em seis categorias: novas lideranças, carreira, negócios, educação, projeto e plataforma.

Ao todo, 24 profissionais fazem parte do júri que terá como missão conhecer 19 jornadas de transformação através de uma plataforma online construída com base em áudios de até cinco minutos que foram enviados por vozes por trás de cada trajetória selecionada.

Por meio da iniciativa do festival, profissionais vão parar para ouvir narrativas que muitos ainda não conhecem. As histórias escolhidas serão aquelas que a maioria literalmente se conectar através da voz.” – explica André Chaves, idealizador do Papel & Caneta, coletivo que este ano assinou um painel no Cannes Lions após questionar publicamente o festival sobre a falta de lideranças negras entre os jurados brasileiros. 

O site do  Festival Mundial de Publicidade de Gramado conta com acessibilidade através da linguagem de Libras e o evento contará com estrutura de sala de imprensa e um estúdio de vidro para geração de conteúdo e interação dos palestrantes e influenciadores com a imprensa, orquestrada pela agência especialista em conteúdo de influência MField.

Programação do Festival Mundial de Publicidade de Gramado

DIA 1 – 24/08
Palco Publi sob Demanda

10:00h – Curador do evento e um dos maiores especialistas em Branded Content do Brasil, Leonardo Moura falará sobre “A relação entre PR, Branding e Conteúdo de Marca.”
10:45h“Construção de conteúdo para marcas por produtores e creators” é o tema trazido pela Diretora de Canais da Band, Monica Monteiro e Crocas, CEO do Porta dos Fundos. 

Palco Marketing de Influência

13:00h – Cerimônia de abertura.

13:50h – A influenciadora Tata Estaniecki, criadora do Poddelas dividirá o palco com o também influenciador Matheus Costa e Gustavo Almeida, co-fundador e Diretor de Relacionamentos da MField, em um bate-papo descontraído sobre histórias de sucesso e formatos de conteúdo que fazem a diferença.

14:35h – No painel “Conteúdos que não saem da cabeça”, teremos um time que entende muito do assunto para bater esse papo, com Rafa Lotto, Sócia e head de planejamento da Youpix junto, Carol Rosa, Creative VP da Adventure, Danilo Moura, CMO e Head of Content da MField, e Gabi Lopes, atriz, empresária e influenciadora.

15:35h: Nesta conversa vamos debater quais são os ganhos de uma empresa quando o influenciador empresta mais que a sua imagem, no painel “Quando a influência ultrapassa o post”, que conta com Mari Tunis, diretora de marketing na Fazendo Futuro, Fabi Abel, Head of Broadcasting na SOKO e Peter Albuquerque, Head de Cultura e Criatividade na Ambev.

Palco Experiências

17:00h: Cantora, empresária e professora, Raquel Virginia, CEO na Inhaí, vai falar sobre suas vivências e desafios no mercado, e como a criatividade trans gera inovação.

17:45h: Quem comanda a palestra “O que a GenZ pode ensinar sobre nativismo digital”, é Mari Galindo, co-fundadora da Nice House Br, que irá compartilhar sua experiência e o que podemos aprender com a primeira geração 100% digita.

18:30h: Abordando o tema da diversidade no painel “Diversidade, Inclusão e Consumo. Desafios para o mercado da maioria.”, teremos Ian Black, CEO and Founder da New Vegas, Ronaldo Tenório, CEO na Hand Talk e Renato Meirelles,  Presidente do Instituto Locomotiva.

DIA 2 – 25/08

Palco Experiências

10:00h: Rafael Krausz, Head of Industry do Yahoo Media fala sobre “O vídeo no ecossistema digital: o poder da imersão e o lugar do consumidor”.

11:00h: “Novas Narrativas e Possibilidades na Criatividade No Novo Mundo Digital” é o tema trazido por Caio Barbosa, CEO Lumx Studios, ao lado de Fabio Seidl, ganhador de mais de 20 Leões em Cannes.

Palco Marketing de Influência

13:00h: A influenciadora e empresária Bianca Andreade participa do Festival trazendo o tema “De anônima à estrela”.

14:00h: Marcos Cabrera, Diretor de Novos Formatos Publicitários e Futuro na GLOBO, estará ao lado de Beatriz Bottesi, Head Of Marketing Brazil – Facebook, Instagram & WhatsApp – META e Flavio Santos, CEO da MField e autor do livro “Economia da Influência, com painel “No digital todo horário é nobre”.

15:00h: O tema “Tudo depende do personagem certo” será comandando por Erika Mello, Senior Marketing Manager na 99 app, Zé Diniz, Creative Content Director na CP+B Brasil, e Kim Farrel, Regional General Manager (Operations & Marketing) Tik Tok.

Palco Publi sob Demanda:

16:30h: Isabel Sobral, Sócia e Diretora da Future Brand, traz a palestra “Afinal qual o propósito do propósito para as marcas?”.

17:15h: Tayara Simões, CEO/CRO na NZN falará sobre “Marcas como publishers? Como o conteúdo é capaz de criar o match perfeito entre marcas e pessoas?” 

18:00h: Head of NBA Brasil, Rodrigo Vicentini traz o tema “Combinação de awareness e conteúdo” ao lado de Pipo calazans, Co-presidente e CEO na DM9.

DIA 3 – 26/08


Palco Publi sob Demanda:

09:00h: Co-fundadora da EVE.NFT, Ana Paula Magalhães,fará bate-papo com a fotógrafa, Livia Elektra, sobre o tema “Nova Economia – Mercado de NFTs no universo das artes e músicas?”

10:00h: Gustavo Serra, Diretor de Conteúdo da Play9 irá palestrar sobre “Entretenimento via live commerce” ao lado de Etienne Du Jardin, Co-fundadora e CPO da Mimo Live Sales e Juan Dubini, da Mynd.

11:00h: Diretor Comercial da Twitch, Phil Chaves apresenta a palestra “O futuro do entretenimento: live streaming e a geração Z”.

Palco experiências:

13:00h: Especialista em em growth marketing no Mercado Bitcoin, Robson Harada media painel com Inaiara Florencio, Diretora de Conteúdo também do Mercado Bitcoin e Stela Ayres, Growth and Ad Tech Manager do Itaú,com o tema “WEB 3.0: o que muda para as empresas, consumidores e marketing“.

14:00h: Miguel Genovese, Creative & Innovation Director at PwC Brasil – Digital LAB, toca a palestra “A Publicidade na Era do Streaming”.

14:45h: “Como humanizar uma marca?” será o tema da apresentação de Tatiana Gracia, Senior Brand Marketing Manager na Jacobs Douwe Egbets.

15:30h: Ary Nogueira, Diretor Criativo da Gana, participa do palco com o tema “Gana: ampliando o olhar criativo através da brasilidade”.

Palco Marketing de Influência:

16:30h: Issaaf Karhawi, autora do livro “De blogueira à influenciadora”, Gabriel Cesar Lima, COO da MField, e Ana Coutinho, Vice President of Business and Partner at Galeria, batem papo sobre “Raio-x da influência”

17:30h: Rachel Maia, empresária & Conselheira Adm. Vale, Banco do Brasil, CVC, está ao lado de Manzar Feres, Diretora Geral, Advertising da Globo, no Painel Mulheres.18:30h: Encerramento do festival.