Facebook terá pop-up para avisar quando uma postagem é antiga

Por Alana Santos

O Facebook anunciou ontem, dia 25, que introduziria uma tela de notificação avisando os usuários quando eles forem compartilhar um conteúdo com mais de 90 dias.

Haverá aa opção de “voltar” para o feed de notícias ou clicar se ainda quiserem compartilhar a postagem, mesmo sabendo que ela não é nova.

A idea da mudança veio devido ao reconhecimento que postagens antigas compartilhadas fora de seu contexto original desempenham um papel na disseminação de informações erradas.

Nos últimos meses, nossa pesquisa interna constatou que a pontualidade de um artigo é um importante contexto que ajuda as pessoas a decidir o que ler, confiar e compartilhar“, comentou o vice-presidente de feed e histórias do Facebook, John Hegeman, no blog da empresa.

A empresa de mídia social disse ainda que “os criadores de conteúdo em particular” expressaram preocupação com a recirculação de histórias antigas como se fossem notícias de última hora.

Na postagem que anuncia o novo recurso, o Facebook disse que agora está considerando outros tipos de telas de notificação para reduzir as informações erradas, incluindo pop-ups de posts sobre o COVID-19 que forneceriam contexto sobre links de origem e direcionariam os usuários para os recursos de saúde pública.

Entretanto, ainda não foi divulgado quando a novidade será implementada.