Evitando a procrastinação e sendo mais produtivo

29 de agosto de 2017

Por Alana Santos

Procrastinar nada mais é do que ficar empurrando algo com a “barriga”, mas não confunda procrastinação com preguiça. Muitas profissões, principalmente as que utilizam o lado criativo, fazem necessário que em algum momento do dia você pare tudo o que está fazendo e saia um pouco da sua zona de trabalho.

Mas porque isso acontece e como evitar ela e sermos mais criativos e produtivos? Confira algumas dicas preparadas pela equipe da Fotolia de como vencer esse grande problema:

1 – Descubra quais são as causas
O maior problema que a procrastinação traz é o fato de fazer as tarefas de menor importância ou de baixa prioridade e deixar as de maior importância ou alta prioridade para depois. Ao invés de entregar um trabalho ou tarefa, você procura algo mais prazeroso, mesmo que isso signifique não fazer nada.

Muitas vezes nós entramos em uma zona de conforto, na qual sempre procuramos pelo caminho mais fácil e procrastinar nos fornece um alívio imediato, então acabamos deixando de fazer algo por obrigação, para fazer algo que gostamos. O grande problema disso é que a longo prazo isso traz consequências maiores, como afetar a produtividade, por exemplo.

Descubra qual a causa para sua vontade de procrastinar e tente mudar isso, se o ambiente de trabalho te estressa e por isso você evita dele, tente trocar de local, se a tarefa é muito repetitiva e você já está cansado, converse com seu supervisor sobre você trocar de atividade por um tempo, ou se você for freelancer tente terceirizar o trabalho, o importante é quebrar esse ciclo vicioso.

2 – Fuja da procrastinação
Ser organizado é muito importante para manter a produtividade. Estipule horários de trabalho e organize sua área de trabalho. Além disso ajudar a manter o foco, se monitorar e ter uma boa gestão do tempo te ajuda a evitar a procrastinação.

3 – Mantenha o foco
Fazer muitas tarefas ao mesmo e não saber como lidar com todas elas não ajuda em nada, além de você não alcançar o resultado desejado em nenhuma. Fazer apenas uma coisa de cada vez é o ideal para manter o foco e dedicar 100% da sua atenção e concentração em uma única tarefa.

4 – Se monitore
Saiba quais são as suas responsabilidades. Quando você sentir vontade de procrastinar lembre que é mais fácil você realizar a tarefa e entregar de uma vez, mantendo um certo tempo livre para lazer depois do que deixar para mais tarde e ter que virar a noite fazendo algo. Pense nas tarefas “chatas” como se fossem um Band-Aid, quanto mais rápido tirar, melhor.

5 – Cuide do seu tempo
Estabeleça uma hora para começar, desenvolver e finalizar as tarefas. Faça cada atividade em seu determinado tempo.

6 – Faça algumas pausas
Parar por um tempo quando estamos fazendo alguma tarefa ajuda a melhorar a produtividade e a limpar um pouco a mente. Pare por alguns minutos durante o dia e tome um café, uma água, ou simplesmente caminhe um pouco, assim quando você voltar às tarefas estará mais motivados e pronto para iniciar novamente.

7 – Crie recompensas
A melhor maneira de “treinar” seu cérebro para fazer tarefas que você não gosta é se dar recompensas ao terminá-las, por exemplo: você detesta fechar um arquivo e mandar ele para gráfica, então toda vez que você fazer isso poderá comprar uma coisinha nova ou comer algo diferente.

8 – Crie metas
Não existe como gerar resultados se você não tem uma meta a cumprir. Estabeleça prazos para realizar alguma tarefa e o que você espera gerar com ela, isso irá te ajudar a se motivar e evitar a procrastinação.

Gostou? Esse artigo é um oferecimento do banco de imagens Fotolia da Adobe. Deixe nos comentários se essas dicas foram úteis.