Estratégias de marketing para sua pizzaria vender mais

Por Alana Santos

A divulgação de negócios no nicho de alimentação requer investimentos para atrair e conquistar clientes e a internet é uma aliada. Veja quais são as melhores estratégias de marketing para sua pizzaria vender mais!

A pizza é uma paixão nacional, e este fato é indiscutível. Muitos dos brasileiros consomem este prato regularmente, tendo produção diária de cerca de 1 milhão de pizzas.

São Paulo, a capital brasileira da pizza, consome mais da metade das pizzas produzidas no país, sendo a segunda cidade que mais consome o prato no mundo. Somos conhecidos também pela diversidade dos sabores, muitas vezes inusitados.

A paixão do brasileiro pela pizza é tanta que cada uma das cinco regiões do nosso Brasil pode ter suas peculiaridades na hora de consumir a redonda.

A pizza pelo Brasil

Para entender um pouco mais essa paixão, a Betway, site de caça níquel online entrevistou mais de 500 pessoas no Brasil todo, perguntando questões relacionadas à pizza e seu consumo.

O maior consumo da redonda vem das regiões Sul e Sudeste, onde 90% dos moradores afirmam comer pizza regularmente. Nestas regiões, uma pizza grande fica na média de R$ 40 a R$ 60.

O sabor preferido do brasileiro chega a ser uma unanimidade. Mesmo com diferenças no preparo entre as regiões, a pizza de calabresa é a preferida de Norte a Sul. Já a discussão do que colocar na pizza na hora de comer pode ficar calorosa, pois os paulistas condenam qualquer tipo de condimento. Adicionam azeite, e olhe lá! O resto do Brasil acha aceitável colocar ketchup ao comer pizza.

As pizzarias brasileiras

Estima-se que o Brasil conta com mais de 40 mil pizzarias espalhadas pelo país, sendo 90% delas pequenas empresas. Mais de 60% destas empresas trabalham somente com delivery, tendo um aumento de 10% nas vendas no último ano. Ao contrário das pizzarias que trabalham somente com consumo no local, que perderam cerca de 70% das vendas.

O mercado da pizza lucra no país cerca de 22 bilhões de reais por ano, gerando cerca de 300 mil empregos. Além disso, o mercado cresce até 8% ao ano. 

E para facilitar as vendas e atrair mais consumidores, a maior parte das empresas, hoje, conta com aplicativo de celular para realizar os pedidos, seja próprio e/ou de plataformas conhecidas.

Como vender mais com sua pizzaria?

A concorrência neste ramo de atuação é grande, mesmo sendo um prato muito amado pelos brasileiros. Então, pensar em estratégias de marketing para se destacar dos demais é essencial ao se comandar uma pizzaria.

Confira algumas estratégias de marketing eficazes!

1. Invista em sabores inusitados e divulgue-os na rede

Além dos sabores básicos, crie um sabor inusitado ou pouco conhecido que atraia o público para seu estabelecimento. Diversas pizzarias ao redor do Brasil ficaram conhecidas por criarem sabores “exóticos” ou inovarem nos recheios.

Não deixe de espalhar a notícia, divulgando os novos sabores nas redes sociais e, inclusive, por meio de panfletos pela região. Se a sua pizzaria possui um canal no YouTube, aproveite para fazer um vídeo curto e objetivo para divulgar os novos sabores de pizza.

2. Opções para todos os públicos e a apresentação

Ofereça sabores vegetarianos, veganos, com opções de massa integral ou opções para intolerantes à lactose ou glúten. Cada vez mais pessoas adotam dietas mais saudáveis ou possuem alguma restrição alimentar. 

Trazer opções para estes públicos pode conquistar mais clientes e torná-los consumidores fiéis. Mesmo que a opção seja somente a substituição de um ingrediente, pode fazer a diferença para muitas pessoas, fidelizando esse tipo de público.

Mas, faça com que todos saibam que a sua pizzaria oferece esse diferencial. Para isso, invista em fotografias reais e profissionais, instigando o apetite do consumidor.

Não se esqueça de escrever descrições detalhadas de cada ingrediente e, se for o caso, destacar a possibilidade de personalizar, conforme a necessidade do cliente. Mas, atenção! Não carregue a sua imagem com muitas informações, seja objetivo!

3. Esteja próximo de seu cliente, mesmo à distância

Estar nas redes sociais hoje é imprescindível para conquistar novos clientes e garantir que voltem sempre. Aposte em fotografias que valorize a sua pizza, com postagens em redes sociais estratégicas, perto das refeições, para provocar o desejo em seus seguidores.

Interaja com seu público nas redes, incentivando-os a mandarem suas dúvidas e comentários, além de incentivar a postagem de fotos pelos consumidores. O marketing digital traz diversas estratégias eficientes que resultam em aumento de vendas.

Além disso, esteja nos principais aplicativos de delivery de comida, ou tenha o seu próprio aplicativo. A maior parte dos clientes hoje realiza o pedido desta forma e pode fazer com que novos clientes te conheçam por ter o pedido facilitado.

4. Para consumo no local, mostre ser “kid-friendly”

Os estabelecimentos que possuem estrutura para entretenimento das crianças, além de opções infantis no cardápio tem um aumento considerável em suas vendas. Famílias constantemente estão procurando por locais agradáveis para realizar suas refeições, com estrutura para seus filhos se divertirem enquanto estiverem no local.

Locais que possuem espaço externo também apostam no “Pet friendly” para conquistar cada vez mais clientes. Mas, faça com que seu público saiba desse diferencial em seu estabelecimento.

Se as atrações são novas, não deixe de atualizar a sua página, seja o site oficial ou nas redes sociais. Aproveite e tire fotos reais, com crianças e pets nesses espaços, de forma a atrair novos clientes. 

Além disso, divulgue essa informação em páginas específicas, como as voltadas para as famílias e a pets. Ou seja, publique onde seu público alvo está.

5. Promoções e personalização

Cupons de desconto em aplicativos e promoções sazonais são ótimas jogadas para conquistar novos clientes. Promoções de datas comemorativas, como Dia dos Namorados, descontos ou brindes podem fazer com que a sua pizzaria se destaque das demais em sua região.

Os estabelecimentos que contam com aplicativo próprio de delivery acabam conseguindo trazer mais promoções. Afinal, não precisam pagar uma porcentagem das vendas para nenhuma plataforma de delivery.

E, que tal personalizar o cardápio com algumas opções especiais para determinadas datas comemorativas? No Dia das Crianças, por exemplo, invista nos sabores favoritos dos pequenos e foque em novidades, como pizza com uma fatia de cada sabor, mini-pizza doce de brinde e outros.

Mas, para fazer uma boa divulgação das novidades e preços, tenha também um cardápio digital e espalhe a notícia na internet. Não se esqueça de divulgar também pelo meio tradicional, como panfletos distribuídos nas casas da região da sua pizzaria e cartazes em estabelecimentos próximos.

Então, preparado para investir nessas estratégias de marketing, oferecendo sempre um diferencial ao seu cliente?

Imagem de capa: Pixabay.

  •  
  •  
  •  
  •