Esporte Interativo abandona TV e repassa os direitos da Champions League

Por Alana Santos

Grupo Turner está retirando o canal Esporte Interativo de todas as operadoras de TV por assinatura e irá transferir a transmissão da Liga dos Campeões para os canais da TNT e Space. O prazo para o encerramento total do canal é de 40 dias.

No comunicado oficial, a Turner diz que “transmitirá a Série A do Campeonato Brasileiro, a partir de 2019 e pelos próximos seis anos; e continuará comprometida com a Liga dos Campeões da UEFA por mais três temporadas, a partir de agosto de 2018.” Os jogos também serão transmitidos no Facebook do Esporte Interativo cuja marca segue ativa nas redes sociais.

É difícil ver o fim dos canais Esporte Interativo. Mas a decisão vai fortalecer nossas marcas e possibilitar uma melhor oferta de esportes em plataformas digitais e nossa relação direta com o consumidor de internet. As audiências de esportes estão claramente migrando para essas plataformas”, disse Antonio Barreto, gerente geral da Turner Brasil, em comunicado.

De acordo com o site Tela Viva, a mudança implica em redução de pessoal que pode chegar a 50% dos 300 colaboradores atuais do Esporte Interativo.

Os direitos de transmissão da Liga dos Campeões na TV paga, por parte do EI, foram adquiridos em 2014, após o torneio ficar por 20 anos com a ESPN. Veja a carta enviada aos funcionários do EI na manhã desta quinta-feira, 9:

Nós do Esporte Interativo/Turner, agora uma afiliada AT&T, anunciamos hoje que estamos migrando a nossa programação de TV com o futebol nacional e internacional para as marcas TNT e Space. A Turner continua comprometida com a Liga dos Campeões da UEFA pelas próximas três temporadas, iniciando as transmissões a partir deste mês. Além disso, a partir do ano que vem, começaremos a transmitir a série A do Campeonato Brasileiro até 2024.

Os canais do Esporte Interativo na TV serão desativados nos próximos 40 dias e deixaremos de transmitir competições que nos orgulhamos muito durante os últimos anos. Entretanto, as nossas atividades no mundo digital seguem firmes, e continuaremos levando a emoção que o Brasil merece pra vocês através do nosso Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, EI Plus e qualquer outra plataforma digital em que os apaixonados por esporte estejam presentes.

Não dá pra negar que estamos tristes com o fim dos canais Esporte Interativo na TV, mas ao mesmo tempo estamos ansiosos e animados com o futuro, em que estaremos todos os dias na TNT e Space, com as mesmas narrações, comentários e brincadeiras que nos acostumamos a ouvir nos últimos 11 anos. E claro, seguiremos juntos, diariamente, com a nossa família de mais de 20 milhões de fãs nas redes sociais. Muito obrigado pelo apoio de sempre.

Contamos com vocês nessa nova caminhada. Tamo junto!

A notícia do encerramento foi recebida com surpresa pelo mercado publicitário. Após ter comunicado aos funcionários da companhia sobre o destino da marca esportiva, a Turner anunciou sua decisão às agências e anunciantes parceiros.

Ainda assimilando a informação, profissionais de mídia parecem compreender a estratégia da programadora com o encerramento do canal, mas ainda carregam diversas dúvidas em relação ao destino da marca e às novas janelas para suas soluções de publicidade.

Na opinião de Herbert Gomes, diretor de grupo de mídia da Talent Marcel, os contratos publicitários atuais do Esporte Interativo deverão migrar para outras plataformas. “Cada agência e cliente deverão conversar com a Turner e fazer essa adaptação de formato e envolvimento sem prejudicar o retorno da audiência já estabelecido pelo canal e que foi pensando quando escolheram a plataforma do Canal Esporte Interativo”, explica diretor.