Entendo os 4Ps do Marketing

Por Fillipe Luis

Também conhecido como o Mix de Marketing ou Composto do Marketing, os 4Ps (Preço, Praça, Produto e Promoção) são os elementos básicos de uma ação publicitária. Criado pelo marqueteiro Jerome McCarthyer, esses quatro elementos quando alinhados da maneira correta se tornam ferramentas indispensáveis em qualquer estratégia.

Pelo nome pode até parecer coisa fácil, mas acreditem: a primeira coisa que você aprende na faculdade são os 4P’s. Para quem já estudou sobre eles e quer aprender de forma mais direta ou então não começou a faculdade mas quer ter noção sobre uma das matérias bases da publicidade,  é hora de apertar os cintos e aprender pra valer!

Por dentro do Composto do Marketing

Os 4P’s virou uma prática muito utilizada por grandes empresas que contam com estratégias de marketing. Seu principal objetivo é atingir o público alvo na mosca diminuindo ao máximo os gastos em uma campanha, visando sempre o lucro em cima do ROI (Retorno sobre investimento).

Dominar essa arte é praticamente obrigatório para ser um bom comunicólogo. Para executarmos essa estratégia com precisão e maestria, devemos antes de tudo aprender a definir os quatro elementos.

A seguir uma breve explicação sobre o que você realmente precisa saber de cada um deles:

Preço: Quanto e como será cobrado do cliente.  Esse elemento dita a participação de mercado e a rentabilização por parte da empresa.

Praça: Será o local em que o produto  será distribuído, levando em conta que a escolha precisará ser focada em uma região onde encontra-se seu público alvo.

Produto: Cada serviço/produto conta com sua própria características e usabilidade. Layout, embalagem, cores, tipografia, é aqui onde as funcionalidades serão decididas de forma geral.

Promoção: É a estratégia de divulgação a ser utilizada com definição dos 3 P’s acima. Cheio de incógnitas e variáveis, esse P necessita refletir o mercado alvo de maneira geral e certeira.

Ok, entendi. Mas agora como eu faço para usar tudo isso na prática?

Vamos supor que você precise criar uma campanha para uma loja de quadrinhos, mas antes disso é preciso detalhar a estratégia dentro do Composto de Marketing. Como ele ficaria?

Nosso Produto seria uma coleção rara dos Vingadores pelo Preço de R$ 59,90. A Praça poderia ser em frente de algum cinema dentro do Shopping do centro da cidade, sendo nossa Promoção uma ação de vendas na estréia de algum novo filme da Marvel com cartazes espalhados pelo local e um ponto de vendas repleto de bonecos como Homem-Aranha, Capitão América, Hulk e etc.

Com o posicionamento definido dentro do mercado fica fácil colocar em prática a venda de nossos serviços/produtos com essa técnica não é mesmo?