Entenda o que é Slogan e como ele pode ser importante para sua empresa

Por Alana Santos

Slogan é uma frase marcante que pode fazer uma marca ser lembrada eternamente. Descubra agora como criar slogan e porque você deve ter um!

Para muitas pessoas, eles estão batidos há muito tempo. Mas a verdade é que o slogan ainda tem grande poder na publicidade. Imagina ser lembrando por uma simples frase por décadas? Pois é, essa é a força que o slogan traz para as marcas.

Slogan é aquela frase que fica gravada na cabeça das pessoas como um chiclete. São memoráveis e usadas majoritariamente em campanhas publicitárias.

Afinal, por que o seu uso pode fazer toda a diferença ao divulgar um produto ou serviço? Porque eles sempre foram (e ainda são) completamente eficazes para atrair a atenção do público. Ficou curioso e quer produzir um slogan para ser lembrado pelo seu público? Confira agora!

O que é um slogan?

Na tradução livre, slogan significa “grito de guerra”. Esse é um termo em inglês usado para identificar grupos. A palavra tem origem escocesa e o seu uso tinha como objetivo agrupar os combatentes de uma guerra.

slogan consegue resumir de maneira espetacular o que uma empresa ou produto pode oferecer as pessoas. Ele tem uma capacidade enorme de demonstrar o posicionamento de marca frente aos concorrentes e dizer realmente a que ela veio.

Quando escrito e pensado da maneira correta, o slogan provoca instantaneamente emoções e descreve exatamente o que aquela marca deseja provocar com o seu produto ou serviço. Também conhecido como frase de efeito, o slogan pode revolucionar a maneira na qual a sociedade enxerga a sua marca.

Quais são os objetivos do slogan?

O slogan precisa exprimir precisamente as características principais do negócio para que a sua mensagem seja passada as pessoas. É como se fosse o logomarca verbal da marca e precisa ser identificado por elas de modo simples.

Para que você possa entender melhor o objetivo do slogan, pense nele como a etiqueta da sua blusa. Isto é, a etiqueta de uma roupa vai muito além de apenas deixar registrado o tamanho daquela peça ou como ela deve ser lavada. Aquele pedaço de pano está ali para ser uma referência entre os consumidores.

Podemos definir como algumas das funções principais da frase de efeito:

  • Otimizar a fidelização dos clientes no que a marca poderá fazer parte da lista das marcas mais lembradas pelas pessoas;
  • Diferenciação da marca diante da concorrência ao demonstrar o seu potencial e o real valor do seu produto ou serviço;
  • Potencializar o impacto das estratégias de marketing ao gerar uma nova identidade a marca através de uma frase marcante que represente o negócio.

Não necessariamente o slogan é utilizado por marcas. Ele também é usado para se autopromover, no caso do marketing político, por exemplo.

Lembra quando o humorista Tiririca se candidatou a deputado federal e criou um slogan que ficou na boca do povo brasileiro e que até hoje é repetido pelas pessoas? A famosa frase “pior do que tá não fica”.

Para que um negócio possa se destacar dos demais é preciso um bom branding e uma identidade visual daquelas. Além disso, o slogan pode beneficiar ainda mais a divulgação da sua marca e fazer com que o público seja fiel a ela.

Como criar um slogan de sucesso

O slogan é a assinatura da marca e representa a ideia ou propósito que você deseja passar as pessoas através da sua marca.

Assim como produzir um manual de marca é fundamental para o branding de uma empresa, criar um slogan pode mostrar que você é o melhor e o motivo pelo qual as pessoas devem escolher você e não o seu concorrente.

Para criar um slogan de sucesso uma característica é fundamental: criatividade. E outro fator importante que deve ser considerado é o seu tamanho. Quanto menor, mais facilmente o slogan será lembrado pelo público.

A intenção por trás da criação do slogan é fixar a sua marca na mente das pessoas e a Doril fez isso muito bem com o seu famoso slogan “tomou Doril, a dor sumiu”.

Confira abaixo o que você deve considerar ao criar um slogan:

1. Compreenda o seu público-alvo e os valores que ele considera importante

Antes de elaborar a frase de efeito é necessário criar a sua persona para conhecer e entender completamente os valores do seu público. Imagina produzir um slogan que não comunique em nada com a sua audiência?

Dados como a idade, gênero, localização são importantes. Mas saber as características que regem o seu cliente ideal irá fazer toda a diferença ao elaborar um slogan de sucesso.

2. Pense no logotipo

A sua empresa ainda não possui um logotipo? Então você precisa providenciá-lo antes de criar o slogan porque ele precisa estar em sintonia com a identidade visual.

Ele se encaixa muito melhor quando está junto do logotipo e se futuramente você quiser trocá-lo, não terá problemas. Afinal, até mesmo as grandes empresas do mercado têm o costume de mudar os seus slogans.

3. Conheça a mensagem que você deseja transmitir as pessoas

Qual mensagem você acredita que deve ser passada as pessoas sobre a sua marca? A sua eficiência ou sua qualidade?

É importantíssimo entender qual é o tipo de mensagem que você deseja transmitir as pessoas ao esboçar algumas ideias para o slogan da sua empresa.

A Band-Aid desejou ser lembrada por sua eficiência e o seu slogan diz “cura 2 vezes mais rápido”.

4. Seja simples

Simplicidade é o que você deve procurar ao criar um slogan efetivo. Lembre-se que você só terá apenas alguns segundos para surpreender as pessoas então não dificulte a frase para não ter o efeito contrário.

Uma característica importante do slogan é que ele não deve ter mais de uma frase e palavras difíceis de pronunciar devem ser evitadas.

Um exemplo de frase de efeito simples é a criada pelo Banco Itaú: Feito Para Você.

5. Não ostente a sua marca

O slogan vai funcionar como um cartão de visita da sua empresa. Então se você quer atrair clientes, deve passar uma mensagem honesta e que defina bem a sua marca.

Crie uma lista com as palavras que a representem bem e pense no seguinte: esse slogan promete o que a minha marca pode cumprir? Se não traduzir exatamente o que você deseja, refaça ou exclua o slogan.

Por mais que o seu produto seja o melhor que o da concorrência, optar por palavras como “o melhor” e se colocar nessa posição apelativa pode não agradar ao público e se sustentar por muito tempo, por mais que seja verdade o que você está dizendo.

6. Dê tempo ao tempo

Não pense em correr para criar o seu slogan porque isso não funcionará. Essa não é uma tarefa fácil, nem mesmo para profissionais experientes. É preciso fazer uma boa análise da empresa, do mercado, dos valores que os clientes consideram essenciais.

Após a elaboração da lista e a exclusão daquelas frases que não representaram bem o que a empresa quer dizer, pense com cuidado antes de definir qual das finalistas vai ser a frase escolhida.

Não corra para escolher a preferida e faça uma revisão gramatical. Escolher uma frase que não concorde com as normas ortográficas pode prejudicar a imagem do seu negócio.

Por último, após escolher o seu slogan, verifique se ele não está em uso por outra marca, registre-o e comece a usá-lo m suas ações de marketing.

Elementos de um slogan: quais são?

Agora que você já sabe o que é um slogan, os seus objetivos e como criar um, vamos falar sobre os seus elementos.

Como já citado, se a frase for elaborada corretamente poderá passar uma mensagem totalmente contrária as pessoas e ao invés de atraí-las para o seu negócio, irão afastá-las.

Alguns dos elementos que você precisa considerar ao elaborar um slogan são:

Originalidade

O objetivo do slogan é permitir que uma empresa se destaque em relação à concorrência e é importante que você corra do clichê. Deixe a criatividade fluir.

Quando a Netflix lançou o slogan “com a Netflix, você tem o controle” eles simplesmente deram um show de personalidade e deixaram claro que com eles você consegue escolher o que quiser assistir, ao contrário da TV aberta.

Impactante

Se for para criar um slogan, que ele seja impactante. Correto? Desse modo, você pode associar o seu produto ou serviço a emoção das pessoas.

Como exemplo temos o famoso slogan da Nike, Just Do It, e dos cartões Visa, Porque a vida é agora. Nos dois exemplos a mensagem é de ação, ou seja, que as pessoas não percam tempo e façam o que tem que ser feito.

slogan atemporal

Atemporal

Quer ser lembrando pelas pessoas daqui há dez, vinte anos? Crie um slogan épico e que atravesse as barreiras do tempo.

Um slogan que marcou história na publicidade brasileira e até hoje é lembrado pelas pessoas é o da Bombril, tem 1001 utilidades.

Como você pode notar, a base de uma frase de efeito é a criatividade. Demos como exemplo algumas que foram tão boas que ficarão marcados na história da publicidade eternamente.

Além de oferecer diversas vantagens as marcas, o slogan consegue transmitir de maneira clara e objetiva o que ela tem a oferecer ao público. Conseguir provocar um impacto no consumidor com uma frase de efeito é realmente algo extraordinário.

Em razão de o mercado estar cada vez mais competitivo, poder se diferenciar e impactar a vida das pessoas não deve ser ignorado. Aposte no uso do slogan e crie uma boa conexão entre a sua marca e os consumidores.