Entenda de uma vez por todas a importância do Network

Por Alana Santos

Talvez a palavra que melhor define quem terá sucesso e os que não terão é Networking. Para aqueles que não estão familiarizados com esse termo ele basicamente significa “rede de contatos”.

Para ter sucesso é preciso que você trabalhe arduamente para construir seu network, tendo cada vez mais contatos. Porém nós sabemos que essa nem sempre é uma tarefa fácil por isso separamos para vocês 6 dicas de como se tornar um expert na hora de impressionar seus contatos.

 

1 – Nem sempre será sobre você, mas sim sobre eles

Você pode fazer mais novos amigos em 2 semanas sendo interessante para eles, do que em 2 anos tentando fazer com que eles se interessem em você.

O mundo dos negócios é formado por pessoas e se elas gostam e confiam em você, irão querer fazer parte dos seus projetos. Mas como ganhar a admiração delas? Simples, mostre que você está verdadeiramente interessado nelas, faça muitas perguntas, escute bastante e responda de acordo com o que eles esperam.

Dica: Em alguns pontos da conversa cite o nome da pessoa com quem está falando, isso faz com que ela vire as atenções para você e te ouça mais atentamente.

 

2 – Esqueça os negócios, foque em construir uma amizade

É basicamente impossível construir um bom network da noite para o dia, isso leva um certo tempo. Então sorria, esteja aberto a novas opiniões, seja amigável e foque em construir um relacionamento ao invés de vender seus serviços.

 

3 – Escute e aprenda

A maioria das pessoas não escutam com a intenção de entender, mas sim de replicar. Em alguns momentos, quando se está conhecendo novos contatos você terá que ouvir por horas seguidas sem ter a oportunidade de falar, mas isso não deve te estressar ou chatear, muito pelo contrário, pensa nisso como uma oportunidade de entender melhor como o seu novo relacionamento com essa pessoa pode melhorar, do que mais gostam, no que mais confiam e utilize isso a seu favor.

 

4 – É preciso dar antes de receber

Existe algo mais chato do que alguém que só pede um favor atrás do outro? Dificilmente você será uma pessoa de muitos amigos se só querer receber e nunca dar nada em troca. Antes de esperar que seu novo contato te dê algo, ofereça primeiro, mostre para ele que você não quer somente favores, mas sim pretende ajudá-lo também.

 

5 – Nunca espere nada em troca

Isso pode parecer clichê, mas no mundo do networking esperar algo em troca do seu tempo e dedicação é sinônimo de fracasso eminente. Sim, nós sabemos que o principal motivo de ter contatos é receber alguns favores, porém se esse for seu foco principal dificilmente terá sucesso.

Seja generoso e não crie expectativas, somente assim conseguirá desenvolver um bom relacionamento e se tornar uma pessoa de valor e respeito.

 

6 – Venda a si mesmo indiretamente

Não foque em ser uma pessoa de sucesso, mas sim de valor. Como você pretende vender seus projetos se as pessoas ainda não reconhecem seu valor?

Construa primeiro seus valores, apresente-os e deixe que as pessoas decidam ou não se você tem sucesso. Quando começarem a te reconhecer pelo o que realmente é e não pelo o que você diz, seus contatos mesmos irão vender suas ideias e projetos no mundo dos negócios.

Gostou? Essas são apenas algumas dicas de como formar um network forte. Deixe nos comentários quais técnicas você costuma utilizar.