Dove anuncia que não utilizará mais Photoshop em suas campanhas

Por Alana Santos

julho, 8


Durante muitos anos as marcas de cosméticos ficaram conhecidas por sempre criar propagandas utilizando pessoas (principalmente mulheres) em um padrão de beleza praticamente inalcançável.

A Dove, que era uma dessas empresas, anunciou recentemente uma grande mudança em sua comunicação, apostando na verdadeira beleza das mulheres. A marca decidiu lançar o “No Digital Distorsion“, um selo que certifica que as imagens de suas campanhas não foram manipuladas digitalmente.

É muito comum empresas com esse público ditarem os padrões de beleza da sociedade. Porém com essa mudança a Dove irá celebrar as pequenas “imperfeições” físicas que normalmente eram removidas com ajuda do Photoshop, mostrando assim pessoas reais de diferentes idades, tamanhos, etnias, tipos e estilos, para que todas se identifiquem.

A ideia do selo é garantir que as imagens publicitárias não sofram nenhum tipo de distorção com ferramentas de edição de fotos, como o Photoshop, por exemplo.

Em uma pesquisa foi descoberto que 77% das mulheres estão convictas de que as fotografias utilizadas nas campanhas publicitárias foram distorcidas de algum modo, causando um efeito negativo nos espectadores, já que imagens de beleza irreais criam metas inatingíveis e, portanto, sentimentos de frustração.

Esse estudo foi um dos fatores que fez com que não só a Dove, mas as outras marcas também, começassem a repensar seu posicionamento no mercado.