Disney usa o Pão de Açúcar para anunciar chegada do streaming no Brasil

Por Alana Santos

Nesta semana a notícia da vez é o lançamento da plataforma Disney+ no Brasil. Diversas marcas estão utilizando a oportunidade para dar as boas vindas ao serviço de streaming.

Como um modo de anunciar sua própria chegada, em grande estilo, a Disney utilizou o Morro do Pão de Açúcar para projetar hologramas no local.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Disney+ Brasil (@disneyplusbr)

A ação tem dividido opiniões do público nas redes sociais, enquanto alguns acharam a ideia incrível, outros consideraram uma falta de respeito com o local.

A Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ) postou nas redes sociais que a ação, além de incomodar a biota local, causaria poluição visual no Monumento Natural do Pão de Açúcar.

A FEMERJ diz ainda que “esta agressão abre um precedente para transformar as montanhas da cidade em letreiros publicitários“.

A projeção de iluminação artificial causa interferência sobre este importante ecossistema litorâneo. Ademais, a iluminação de áreas naturais por expansão de atividades humanas, no Brasil e no mundo, produz a conhecida poluição luminosa que afeta a fauna e a flora nativas, gerando prejuízo à diversidade biológica”, afirma ofício emitido pelo então secretário do município do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz (PMDB), em 2011.

Apesar das críticas, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), esclareceu que a autorização para a projeção na encosta do Morro do Pão de Açúcar foi concedida com base em avaliação técnica de biólogos, do ponto de vista ambiental, atestando que o evento teria impactos mínimos.

Os organizadores do evento deram entrada no Carioca Digital seguindo os protocolos necessários para sua realização“, diz a nota da SMAC.