circle-loader
Escrito por
484

A identidade visual é certamente um dos elementos mais importantes no sucesso de uma loja virtual ou empresa online. Um bom logo atrai consumidores, representa qualidade de serviço e ajuda a aumentar o alcance nas redes sociais. Na contramão disso, uma imagem representativa sem sentido e de má qualidade pode ser a pedra no sapato que impede a sua empresa de deslanchar.

Portanto, para acertar em cheio no seu logo, é preciso seguir algumas dicas básicas desse importante componente na vida de um site.

Diferença entre logo online para loja física

A era da internet veio para quebrar muitos conceitos e um deles está na montagem e utilização dos logos. Por exemplo, se antigamente era raro ter marcas com caracteres em caixa baixa e fonte sem serifa, isso mudou com a modernização digital.

Um exemplo prático é o da partypoker. Site online de poker, o nome da marca é utilizado em caixa baixa. Apesar da empresa protagonizar grandes eventos ao vivo, inclusive no Brasil, os caracteres em minúsculo associam a natureza da empresa com o mundo digital e mostram que essa é a principal vertente deles.

Há outros casos de sucesso que exemplificam isso muito bem. Gigantes do mercado online, como Amazon e Naaptol, usam o logo em caixa baixa.

Tudo isso não é coincidência. A caixa baixa remete ao mundo online, a modernidade e a flexibilidade que a internet proporciona. Talvez os logos seriam diferentes caso essas empresas fossem criadas apenas para o mundo físico.

Isso mostra que para a montagem de um logo online o designer pode ser mais criativo e tentar quebrar barreiras. Não é preciso ficar engessado na fonte serifada clássica, mesmo se a empresa em questão trabalhar com algum segmento formal — como advocacia, medicina, etc.

Crie um logo limpo e flexível

O seu logo não vai ser utilizado apenas para o site. Ele precisa se encaixar em vários formatos de tela e diferentes redes sociais. Essa adaptabilidade é essencial para o mobile, que segue crescendo em popularidade. Mais uma vez o partypoker e a Amazon são exemplos perfeitos disso. Em alguns casos ambos utilizam apenas a abreviação do logo para se adequar ao formato exigido.

A simplicidade no logo é essencial para essa flexibilidade, pois uma imagem direta e limpa é fácil de se adaptar em outros formatos que vão muito além do cabeçalho no site.

Além disso, há o fato de que em redes sociais como Instagram e Twitter a sua empresa compete com milhares de outras do mesmo segmento. Portanto, a imagem que representa o seu negócio precisa ser simples e descomplicada. O ideal é que o seguidor veja a sua marca e interprete aquilo em questão de segundos.

Priorize cores fortes

Isso é um princípio básico na formação dos logos, mas que vale ainda mais para o mundo digital. Como evidenciado no tópico acima, a competitividade nas redes sociais é muito grande e o logo precisa se destacar. Um jeito viável de fazer isso é através das cores fortes.

No entanto, é preciso ter cuidado e a cor tem que combinar com o propósito da marca. “Amarelo remete a juventude, verde a crescimento, azul seriedade”, explica Gustavo Motta, designer e CEO do site de criação colaborativa de logotipos WeDoLogos.

Quer colocar a mão na massa? Esses são alguns softwares que podem te ajudar

Há vários serviços pagos espalhados pela internet para produção de logo, mas é possível tentar criar uma boa imagem com o auxílio de algumas ferramentas ideais e pelo menos um pouco de conhecimento em design.

O site Free Logo Services separou uma lista bem legal de softwares para trabalhar com a construção do logo online. Entre esses softwares, ele lista alguns como Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, CorelDRAW, Sketch, Vectr e tantos outros.

Se quiser algo rápido para produzir ou que sirva como inspiração, o site Canva pode ser uma alternativa interessante para iniciantes.

Faça pequenos testes antes de divulgar o logo para o mundo

Não há como prever se a resposta do público será boa para o seu novo logo, mas é preciso ter algumas ideias mais claras de como seu público-alvo vai corresponder a sua marca. Para isso, é ideal realizar alguns testes para saber se a imagem pode agradar no mercado.

Mostre seu logo para pessoas que atendem ao seu público-alvo da empresa online. Se a resposta não for positiva, isso pode indicar que a imagem precisa de ajustes antes de ser oficialmente lançada.

Criar um bom logo não é uma ciência exata, mas seguir esses passos citados neste artigo e outros complementares são essenciais para obter uma imagem adequada ao seu negócio.