Descomplica: veja como aproveitar ao máximo seu banco de imagens

Por Alana Santos

Nós sabemos que utilizar um banco de imagens nem sempre é uma tarefa fácil. Existem alguns casos em que é preciso horas e mais horas só para encontrar o que você estava procurando. Pensando nisso, separamos algumas dicas para aproveitar ao máximo o potencial do seu banco de imagens. No caso usaremos nosso banco de imagens oficial, a Fotolia.

Estude todas as possibilidades

Isso pode até parecer um tanto quanto óbvio, porém nem sempre compreendemos tudo o que o nosso banco de imagens pode oferecer. Alguns disponibilizam imagens, vídeos, ilustrações, vetores entre diversas outras coisas, então saber o que você conseguirá com ele é o primeiro passo para aproveitar todos os recursos.

Descubra os tipos de assinatura

A maioria acredita que os bancos de imagem oferecem apenas 1 tipo de assinatura, a que você paga mensalmente (ou anualmente) e pronto, utiliza tudo. Porém não é bem assim. Alguns bancos, como a Fotolia, oferecem mais de um tipo de assinatura diferente, por exemplo você pode pagar a mensalidade, pagar por imagens ou por dia.

Tudo depende da sua demanda. Se você utiliza muitos recursos todos os dias, talvez  plano mensal seja o ideal, porém se é uma ou duas imagens ao mês a melhor opção seria a compra por fotografia e por assim vai. Estude suas necessidades e assine o plano que melhor te atende.

Veja como você poderá se beneficiar

Outro mito que as pessoas acreditam é que só é possível realizar compras nos bancos de imagens. Caso você seja um fotógrafo, ilustrador ou designer, o seu trabalho pode ser vendido para alguns bancos como Fotolia. Eles compram seus jobs para serem fornecidos dentro da plataforma.

Verifique com seu banco de imagens se existe essa possibilidade. Além de utilizá-lo em seus projetos você ainda pode gerar uma grana extra.

Essas foram algumas dicas para aproveitar ao máximo o potencial do seu banco de imagens. Deixe nos comentários o que vocês acharam e se acrescentariam algo mais.