Crianças seguram Pokémon em busca de serem “capturadas” e salvas

Por Fillipe Luis

Para vocês terem uma noção, o Pokémon Go já foi mais baixado do que o Tinder e virou mania nos Estados Unidos. Pokémon Go é um jogo com realidade aumentada para smatphones. Ele usa seu GPS, e enquanto você anda pelo mundo real, você vai caçando pequenos monstros virtuais como o Pikachu e Jigglypuff em lugares perto da localização do seu telefone e treinando-os para lutar uns contra os outros.

O sucesso do jogo vem na verdade da mistura do jogo com a realidade. Na tela do telefone podemos ver o mundo real, como na câmera do celular, mas habitado por Pokémons. Mas no meio de tanta bizarrices e piadas sobre o jogo, além de ver todo mundo falando disso nas redes sociais, existe uma campanha chamada RFS, grupo de oposição ao governo sírio, que compartilhou nas redes uma série de fotos de crianças segurando fotos de Pokémons acompanhadas da frase: “eu estou na Síria…Salve-me!”.

A Guerra Civil na Síria já fez mais de 250 mil vítimas, segundo a ONU, e obrigou milhares de pessoas a deixarem o país. Entre essas vítimas, muitas são crianças. Para chamar a atenção para o problema, um grupo de oposição ao governo da Síria criou uma campanha inspirada no jogo tão falado nos últimos tempos.

001-80

002-70

2-76

06-105-768x431