Conheça os detalhes da nova identidade visual do Uber

Por Alana Santos

setembro, 13


O Uber passou por uma bela renovação em sua identidade visual, com um novo logotipo tanto para o app de transporte urbano como para o Uber Eats, que presta serviços de entregas em domicílio de bens alimentícios. Segundo a empresa, o logo anterior foi aposentado por não facilitar, para os consumidores, o reconhecimento da marca.

O slogan também foi alterado de “Make transportation as reliable as running water, everywhere, for everyone”, que poderia ser livremente traduzido como “Tornar o transporte tão confiável quanto água corrente, em todos os lugares, para todas as pessoas”, para o novo “We ignite opportunity by setting the world in motion”, ou “Nós damos partida na oportunidade colocando o mundo em movimento”, em tradução livre.

A fonte utilizada para o novo logo se chama Uber Move, com um visual que lembra os tipos sans serif usados para sinalizações de trânsito em todo o mundo. Fontes personalizadas se tornaram populares nas empresas do Vale do Silício, seja por questão de estilo ou por poupar as taxas de licenciamento: Apple, Google e Netflix, por exemplo, adotaram fontes próprias nos últimos anos.

Estamos empolgados em apresentar um logotipo novo e simplificado para o aplicativo Uber, que traz de volta o U e é facilmente reconhecível e dimensionável nas mais de 660 cidades que servimos“, disse um porta-voz do Uber em um comunicado.

O novo logotipo será adicionado aos apps Uber e Uber Eats ainda essa semana, enquanto outras alterações no idioma de design do Uber serão lançadas dentro dos próximos meses.

As mudanças de design e identidade visual seguem algumas transformações corporativas: Rebecca Messina, ex-executiva da The Coca-Cola Company, foi nomeada como diretora de marketing da Uber, que recentemente anunciou um novo conjunto de recursos de segurança para seus motoristas e passageiros.

Um ano após Dara Khosrowshahi assumir o cargo de CEO, a empresa ainda está desenvolvendo planos para reconquistar a reputação que o antigo CEO e co-fundador da marca, Travis Kalanick, arrastou pelo chão. Aparentemente, um rebranding é o caminho que a empresa pretende seguir a partir de agora.

Para ver a apresentação completa, clique aqui.