circle-loader
Escrito por
758

O BRASIL DESIGN AWARD premiou, na noite do dia 22 os 300 melhores trabalhos de design do país. Foram 10 categorias, com 78 subcategorias recebendo Ouro, Prata e Bronze.

Este é o principal evento do setor do país. Em sua 8ª edição, o BDA tem por objetivo reconhecer e valorizar os projetos que buscam a excelência, e é referência para os profissionais do setor. O prêmio, que é uma realização ABEDESIGN (Associação Brasileira de Empresas de Design), contou com a correalização da Printi, plataforma de produtos personalizáveis que tornou a 8ª edição do prêmio mais abrangente e inclusiva.

O grande destaque da noite ficou por conta dos cinco trabalhos que ganharam o Grand Prix. Exaltando o melhor entre as grandes categorias. São eles:

  1. DESIGN GRÁFICO – Bienal Sesc de Dança 2017 – De Jorge Ramos e Naíma Almeida para Sesc.
  2. DESIGN DE EMBALAGEM – YVY Brasil – De DDID, Evolution Throught Design para TerpenOil.
  3. DESIGN DE IMPACTO POSITIVO – Confete – De Furf Design Studio para ID Ethnos.
  4. DESIGN DE AMBIENTE – HMF, Human Framework Motivation – De Pharus Bright Design para Coca-Cola.
  5. BRANDING – Latam, da América Latina para o Mundo – De Interbrand para Latam.

Os vencedores do Grand Prix recebem, automaticamente, inscrição para o D&AD (Design and Art Direction) em Londres, edição 2019. Mais de 600 projetos foram inscritos por parte de empresas, profissionais autônomos e instituições ligadas ao segmento. Deste total, 300 foram selecionados pelo júri de 138 especialistas, além da escolha popular, pela internet, que contou com 31 mil votos.

A noite também foi de homenagens a quem fez a diferença no mercado neste ano. Ana Brum se destacou como a Profissional de Promoção ao Design; o Museu da Casa Brasileira como Instituição de Apoio ao Design, a UEMG (Univ. do Estado de Minas Gerais) como Instituição de Ensino de Design; A Latam é a Cliente do Ano; o arquiteto Jorge Zalszupin passa a integrar o Hall da Fama da ABEDESIGN; e a Interbrand, que levou um Grand Prix e conquistou 28 prêmios, é a Empresa do Ano do Design Brasileiro. A lista completa dos vencedores, bem como todas as peças podem ser conferidas no site a partir da próxima segunda-feira.

E o BDA não termina por aqui. Hoje (sexta-feira) e amanhã acontece o FÓRUM ‘FUTURO DESEJÁVEL DO DESIGN’ como painéis, palestras e workshops sobre temas como “O papel do design para o futuro brasileiro”; “Design para cidades e pessoas”; “Design Thinking”; “Design de Serviços” entre outros. Grandes nomes do mercado irão apresentar experiências, provocar discussões, dividir práticas e reflexões para fomentar a co-criação do futuro do design brasileiro.