Conheça o brasileiro que conquistou o mundo com a Proporção Áurea

Por Alana Santos

agosto, 7


Para aqueles que ainda não conhecem, a Proporção áurea, chamada também de número de ouro ou Razão Áurea, é uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega (PHI), em homenagem ao escultor Phidias com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618.

Quando se fala da história, ela pode até parece algo de outro mundo, porém a Proporção Áurea é algo que pode ser aplicada em basicamente tudo que você conhece, mas apenas poucos profissionais sabem como realmente dominar ela. O Pedro Panetto (designer responsável pela nossa identidade visual) é um dos poucos criativos mundo com esse conhecimento,  ganhando cada vez mais espaço na mídia nacional e internacional.

Se você acompanha os Publicitários Criativos deve conhecer um pouco dos trabalhos desenvolvidos pelo designer Pedro Panetto nesses últimos anos. Criador da nossa marca, ele recebeu diversos prêmios e reconhecido como um destaque pela curadoria do Behance, sendo uma das melhores identidades visuais feitas em 2016.

Além disso, seu talento em aplicar a Proporção Áurea fez com que ele ganhasse o troféu de bronze no A’Design Award, na Itália, o que abriu muitas portas para diversos projetos nacionais e internacionais.

Na 12ª edição da Biena Brasileira de Design Gráfico, houve a inscrição de inúmeros projetos, dentre eles a nossa identidade visual desenvolvida pelo Pedro, sendo um dos projetos selecionados pelo júri popular, fazendo com que o designer recebesse mais um prêmio.

Porém para entrar nessa disputa não foi fácil. No texto enviado para a defesa do projeto foi comentado sobre o uso das cores, mapa mental completo do processo criativo e os diagramas em Proporção Áurea com algumas fotos da marca aplicada em situações do cotidiano. Basicamente explicando tudo sobre a marca, seus valores, conceitos, objetivos e desafios do projeto.

Segundo ele, o grande segredo de seu sucesso está em sua técnica. Após seu trabalho ser reconhecido mundialmente, Panetto começou a ser citado em aulas dentro das universidades e aparecer como exemplo em diversos livros didáticos sobre o assunto.

“No começo era intimidador, mas me acostumei. Hoje em dia eu sou muito grato por isso, e tem projetos para vir aí que vão ser um nível ainda muito mais aprofundado. Livro internacional sobre Proporção Áurea foi algo incrível, fico feliz em pensar até hoje. E na verdade esse mesmo trabalho foi para outro catálogo internacional de marcas, só que ainda não me enviaram o meu exemplar e eu nem postei sobre isso até então. Mas a Proporção Áurea foi algo que eu vim trabalhando desde a época da faculdade, e desde então tem feito uma enorme diferença nos meus trabalhos e carreira”, diz Pedro Panetto.

Após muitos pedirem, ele decidiu criar um curso focado em suas grids harmônicas e proporcionais, ensinando na prática sua técnica com todos os seus anos de estudo perante a mesma, nascendo assim seu curso de Proporção Áurea Aplicada ao Design, que já está indo para sua 7º turma esse ano.

Gostou? Você pode conhecer mais projetos do Pedro através do seu portfólio no Behance e caso queira mais informações sobre o curso basta acessar este link.