Conheça as tradições Natal ao redor do mundo

Por Alana Santos

Faltam poucos dias para o Natal e todos podemos concordar que 2020 foi um ano difícil e que parecia que nunca chegaria ao fim. Esse ano muitas famílias não poderão se reunir para as festas e mesmo aquelas que se unirem talvez não estarão completas.

Seja uma família grande, uma festa com os amigos, cada um possui suas tradições. Alguns gostam de assar biscoitos juntos, outros de criar jogos divertidos e tem até mesmo aqueles que costumam apostar na sorte grande e jogar na loteria.

Pensando em uma maneira de trazer boas energias separamos algumas tradições de Natal ao redor do mundo. Confira:

Festival das Lanternas Gigantes, Filipinas

Tradições de Natal pelo mundo - O Natal brilha e muito nas Filipinas

O Festival das Lanternas Gigantes (ou Ligligan Parul Sampernandu no original) é comemorado todo ano no sábado antes da véspera de Natal, na cidade de San Fernando nas Filipinas. São onze vilarejos que participam da disputa para ver quem cria as lanternas mais elaboradas e bonitas.

Ceia com KFC, Japão

Tradições de Natal pelo mundo - Família reunida na mesa de Natal para a ceia com...KFC!

Diferente do restante do mundo, o Natal não é um feriado tão importante no Japão. Eles até fazem troca de presentes e colocam algumas luzinhas decorativas, mas nada demais. Apesar disso, eles possuem uma bem diferente: a ceia de Natal deve ser composta, basicamente, de comida do KFC.

Duendes Troll, Islândia

Tradições de Natal pelo mundo - Os “Jólasveinarnir”, espécies de duendes que correm atrás das crianças no Natal da Islândia

Aqui temos mais uma tradição natalina bem curiosa. Nos 13 dias que antecedem o Natal, 13 duendes do tipo troll saem às ruas para brincar na Islândia. Eles são chamados de “Jólasveinarnir” e visitam as crianças ao redor do país durante as 13 noites antes do Natal.

Para cada noite do Yule, as crianças colocam seus melhores calçados na janela e um “duende” diferente deixa presentes para os bons meninos e meninos, e batatas podres para os que se comportaram mal. Vestidos com trajes tradicionais, os tais duendes são bastante travessos e seus nomes dão a dica do tipo de traquinagem que aprontam.

Acendendo o Menorá Nacional, Washington

Tradições de Natal pelo mundo - Acendendo o Menorá em Washington D.C., capital dos EUA

Apesar de aqui no Brasil não ser tão comum, o feriado judaico do Hanukkah é bastante celebrado nos Estados Unidos. Desde 1979, um Menorá gigante de quase 10 metros é erguido na Casa Branca pelos oito dias do Hanukkah. A cerimônia em Washington, D.C. é marcada por discursos, música, atividades para as crianças e, claro, o acendimento do Menorá.

Cavalgada das Luzes, Toronto

O céu se ilumina por completo na Cavalgada das Luzes em Toronto

Apesar de aqui no Brasil cada vez mais as pessoas serem adeptas à política de não soltar fogos de artifício, alguns lugares ainda consideram a prática um tradição que não deve ser mudada.

Com isso é bem comum em Toronto, acontecer anualmente o evento Cavalcade of Lights (Cavalgada das Luzes), que marca oficialmente o começo da temporada de festas. A primeira Cavalgada aconteceu em 1967 para exibir a então recém construída Prefeitura e a Praça Nathan Phillips. A praça e a árvore de Natal são iluminadas por mais de 300.000 luzes de LED de energia eficiente, que brilham do entardecer às 23h terminando no Ano Novo. Além disso, você testemunhará um espetacular show de fogos de artifício e poderá patinar no gelo ao ar livre com o típico clima de neve que estamos acostumados a ver nos filmes e séries.

Árvore de Natal, Brasil

Um destino que não poderia faltar na nossa lista é o Brasil é claro! A verdade é que nossas tradições natalinas são um pouco a mistura de diversas outras que encontramos pelo mundo.

Temos a nossa tradicional árvore de Natal, que diferente de alguns países não é natural, mas sim artificial, desse modo conseguimos reaproveitar ela por muitos anos. Além disso, é comum que a data seja passada com família ao invés de amigos e temos a tradicional ceia de Natal, com um detalhe que antes dela ser servida a 00h do dia 24 para o dia 25 temos um delicioso churrasco com a cerveja que não pode faltar.

Nós também não temos o costume de todos se sentarem em uma mesa antes de comer, é comum cada um se servir e continuar a conversa de onde estava antes da ceia.

A verdade é que cada família acaba tendo suas próprias tradições e a parte mais importante da data é estar junto das pessoas amadas e poder celebrar mais um ano. Apesar de 2020 ter sido um ano complicado e cheio de desventuras, esperamos que 2021 seja melhor e traga muitas alegrias para todos.

E você? Sua família tem alguma tradição de Natal peculiar? Deixe nos comentários quais os rituais que você costuma fazer nesta data.

  •  
  •  
  •  
  •