Conheça algumas técnicas de persuasão na publicidade

Por Alana Santos

Como vocês já devem saber, a principal função da publicidade é a da persuasão. Para isso, sua marca ou produto precisa instigar os 5 sentidos do consumidor. A editora GG encaminhou para nós o livro Persuasão na publicidade – 33 técnicas psicológicas de convencer e decidimos compartilhar um pouco desse conteúdo que irá agregar muita valor em suas aulas.

Escrito por Andrews, Van Leeuwen e Van Baaren, eles abordam diversos tópicos que são aplicados na publicidade todos os dias e que muitas vezes passam despercebidos.

Tão ruim que acaba sendo bom

Sabe quando alguém é tão sincero quanto ao produto e você acaba gostando mesmo que a qualidade seja inferior aos demais? Pois bem, essa é uma técnica muito forte de persuasão.

Esse é um dos primeiros tópicos abordados no livro e para aplicá-lo você precisa criar uma atmosfera que deixe o seu público à vontade e dê a sensação de total controle sobre a situação.

 

A fonte certa

Caso esteja anunciando um brinquedo infantil, sua fonte deve ser divertida, porém de fácil compreensão. Afinal, a criança tem que ser capaz de reconhecer a mensagem e sentir-se atraída por ela.

Em contrapartida, se o produto aparenta ser algo mais sério ou requer uma atenção redobrada de quem está lendo, a fonte perfeita será um pouco mais elaborada e que prenda o público na leitura memorial do anúncio.

É claro que é necessário também levar em consideração o local onde a propaganda estará. Um outdoor em uma via expressa precisa receber uma fonte de rápida leitura, enquanto em uma revista o tempo de analise é maior.

 

Você é o dono de si mesmo

A melhor maneira de convencer alguém a fazer uma compra é deixar subentendido que a decisão final foi totalmente espontânea. Faz parte da natureza humana se fechar quando pressionado a tomar uma decisão. Geralmente em campanhas sobre anti-tabagismo ou de alcoolismo, é comum ver aquelas perguntas retóricas dizendo: o que você prefere? Fazer isso ou aquilo?

publicitarios-criativos-blog

Satisfação total ou seu dinheiro de volta

Talvez essa seja uma das técnicas de persuasão mais usadas no marketing digital. Quem nunca viu um curso com os seguintes dizeres: “compre agora mesmo, caso você não fique satisfeito nos 7 primeiros dias, devolveremos o seu dinheiro!”.

Esse tópico é muito eficaz, pois o maior medo no momento da compra é o arrependimento que pode surgir depois. Porém, com a garantia que se você não gostar do produto o seu dinheiro será devolvido, a tendência a experimentá-lo é bem maior.

 

Se você gostou das dicas, nós recomendamos como leitura obrigatória para todos os publicitários o livro Persuasão na publicidade – 33 técnicas psicológicas de convencer. As dicas são muito boas e temos certeza que vão enriquecer ainda mais suas expertises.