Conheça algumas ferramentas essenciais para quem trabalha com mídias sociais

Por Alana Santos

Ainda bem existem ferramentas que facilitam o trabalho de quem trabalha com mídias sociais, não é mesmo? Mas hoje em dia, com as opções de ferramentas, é praticamente impossível testar todas.

Por isso, dentre tantas opções, para as mais diversas finalidades, selecionamos algumas ferramentas que consideramos essenciais para profissionais de mídias sociais. Confira abaixo:

Character Count Online

O primeiro item da nossa lista de ferramentas essenciais é um contador de caracteres. Este recurso é vital especialmente para quem gerencia contas no Twitter e no Instagram.

Além da contagem de caracteres, a ferramenta também quantas vezes você repetiu uma palavra ou sentença. Isso é bem útil, já que te ajuda a evitar vícios de escrita e repetição de palavras.

A ferramenta é 100% gratuita.

IG Audit

Esta é uma ferramenta gratuita de auditoria do Instagram.

Muito útil para verificar se a conta tem seguidores falsos e verificar a credibilidade da audiência.

Landscape

O Landscape é uma ferramenta gratuita da Sprout Social que serve para redimensionar e cortar imagens para o tamanho ideal de qualquer rede social, de forma rápida e online.

Você faz o upload de uma imagem e indica em qual rede a imagem será publicada, e é direcionado para cortá-la e redimensioná-la para o formato correto.

Adobe Scan

Um scanner de mão que usa a câmera do smartphone para capturar textos e imagens de documentos.

O aplicativo conta com a tecnologia OCR, que reconhece texto dessas capturas e permite ao usuário copiar esses trechos para usar como referência em seus posts nas redes sociais.

Commun.it

Commun.it é uma ferramenta específica para o Twitter. Sua característica mais importante é a capacidade de mostrar quem segue e quem deu unfollow.

Ele também lista os usuários em três grupos: Influenciadores, apoiadores e engajadores, com base em uma variedade de fatores.

Adobe Spark

O Adobe Spark é uma ferramenta gratuita com integrações com outros softwares da Adobe.

Seu uso é bem mais simples que o do Photoshop, já que permite fazer criações bem interessantes em poucos passos.

Seu site (para desktop) pode ser sincronizado com o aplicativo para celular, dando acesso a qualquer momento aos seus projetos – igual ao Canva.

Vantagem desta opção: ele oferece a possibilidade de redimensionar facilmente as artes para vários formatos com poucos cliques, mesmo em sua versão gratuita (diferentemente do Canva, que só oferece esta opção na sua versão paga).

Adobe Premiere Clip

O famoso Adobe Premiere na sua versão mobile e simplificada. Com ele, podemos cortar, organizar clipes e inserir trilhas.

Se por um lado ele não conta com recursos mais robustos do Premiere Pro (para desktop), por outro ele serve muito bem para edições rápidas e mais simples. Porém, um truque interessante é uso integrado das suas duas versões.

Por exemplo: você pode capturar um vídeo com o celular, iniciar a edição no app e depois fazer os ajustes mais sofisticados com os recursos da versão para o computador.

Hootsuite

É uma ferramenta super útil e totalmente focada em mídias sociais.

Ela permite que o profissional de mídia agende posts nas diferentes plataformas, responda comentários, mensagens e encurte urls.

Mas a ferramenta é, também, uma das melhores ferramentas grátis para monitorar as mídias sociais. Com ela é possível monitorar as principais plataformas – como Twitter, Facebook, LinkedIn, WordPress e Instagram.

Ele permite o monitoramento das menções em tempo real, para que seja possível responder aos usuários prontamente.

DashGoo

O DashGoo é uma ferramenta de relatórios completa, através da qual você pode personalizar totalmente os seus relatórios.

Com ela, é possível configurar um relatório com base nos seus clientes e necessidades e reutilizá-los sempre que quiser.

Se não conhece o DashGoo, então experimente as vantagens e teste grátis por 14 dias.