Como gerenciar adequadamente seu tempo e por que é importante

Por Alana Santos

Algumas pessoas têm um talento incrível – fazer tudo na hora, sem perder um único prazo.  Ao mesmo tempo, nem todos são bem-sucedidos dessa maneira – o tempo escapa como areia por entre os dedos e as coisas importantes se acumulam até o último momento.

Esse problema é especialmente relevante para o trabalho remoto, quando o controle sobre sua produtividade não é tão alto.  Ao mesmo tempo, o formato de trabalhar em casa tem muitas vantagens e é popular no promissor domínio de TI – por exemplo, vagas de aws developer ou uma vaga de testador de software remoto não exigem que você esteja constantemente presente no escritório.  Reunimos algumas dicas úteis para ajudá-lo a vencer a procrastinação e gerenciar seu tempo para que você possa lidar com todas as suas tarefas de trabalho.

Faça listas de tarefas detalhadas

Muitas vezes temos em mente muitas tarefas do dia, mas você inevitavelmente esquece algumas delas ou se lembra apenas no último momento, quando já há coisas suficientes para fazer.  Além disso, essa abordagem faz com que o próximo trabalho pareça mais volumoso, aumentando a ansiedade e a vontade de adiar tudo para mais tarde.

Antes de iniciar seu dia de trabalho, identifique as tarefas específicas que você precisa concluir hoje e anote-as, priorizando as mais urgentes e importantes.  Para fazer notas, você pode usar um diário regular e opções mais modernas – por exemplo, aplicativos especiais.

Planeje a longo prazo

 Ao mesmo tempo, se você planeja muito trabalho para um dia, é improvável que consiga lidar com todo o volume de tarefas.  Como resultado, você terá que carregar constantemente as coisas para o dia seguinte, sentindo-se estranho e insatisfeito consigo mesmo.  Faça um plano aproximado para a próxima semana e escolha nesta lista de tarefas que precisam ser concluídas hoje.

Defina prazos claros para si mesmo

Diferentes tarefas diferem em complexidade e tempo de execução.  Se esse aspeto não for levado em consideração, você pode não conseguir lidar com todo o volume do que foi planejado ou, vice-versa, estender tarefas insignificantes por todo o dia de trabalho. Calcule o tempo que você precisa para cada tarefa e defina um prazo para isso.

Ao mesmo tempo, se você precisar enviar uma determinada tarefa ou projeto ao gerente o mais rápido possível, é desejável que seu prazo esteja pelo menos algumas horas adiantado. Assim, você pode garantir uma margem de tempo para fazer edições, se houver necessidade.

Divida tarefas massivas em pequenos itens

Muitas vezes, a procrastinação piora quando você não consegue se concentrar em um projeto grande e complexo.  Nesses casos, tente analisar essa tarefa e divida o processo de sua implementação em etapas mais simples e compreensíveis.  Isso o ajudará a realizar esse projeto aos poucos e reduzirá a sensação de medo de uma tarefa difícil.

Motive-se

Uma das melhores maneiras de se forçar a fazer algo é lembrar por que você está fazendo isso e quais benefícios esse trabalho trará para você. Pense em seus sonhos e aspirações e determine exatamente como até mesmo as menores tarefas que você precisa concluir se encaixam neles. Você até pode imprimir e pendurar frases inspiradoras na parede.

Além disso, um bom bônus será um elogio a si mesmo e uma pequena recompensa pela tarefa concluída – por exemplo, tomar sorvete após um dia produtivo no trabalho ou ir ao cinema após concluir um grande projeto.

Faça pausas para descanso

O descanso de qualidade é a chave para um trabalho rápido e produtivo.  Se você estiver cansado até a exaustão, a velocidade de fazer as coisas diminuirá significativamente e seu dia de trabalho poderá se arrastar indefinidamente, apenas agravando o problema.  Ao mesmo tempo, mesmo uma pequena pausa permitirá que você relaxe e se recupere antes de voltar ao trabalho com muito mais entusiasmo.

A gestão adequada do tempo tornou-se uma das habilidades mais importantes no mundo de hoje, quando as tarefas e metas estão em constante mudança e acumulação.  Ao desenvolver a capacidade de gerenciar seu tempo, você pode superar a procrastinação e aumentar sua motivação para trabalhar.  Também o ajudará a se livrar do estresse desnecessário associado a prazos perdidos.